Evento contou com representantes da UFJF-GV, INSS, Dnit, DSEI e ANM (Foto: Dante Rodrigues)

Dirigentes de órgãos do Poder Executivo Federal em Governador Valadares participaram nesta terça-feira, 5, de um Fórum para debater os desafios da motivação do servidor público federal. Realizado no auditório da Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Doce (Ardoce), o evento organizado pelo campus GV da Universidade Federal de Juiz de Fora contou com representantes do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Agência Nacional de Mineração (ANM) e Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI).

Para Peterson Andrade a troca de experiências é importante para o aprimoramento dos serviços prestados (Foto: Dante Rodrigues)

Foram abordados alguns dos principais desafios para os gestores públicos, dentre os quais recursos escassos, burocracia e ausência de apoio para o andamento de processos administrativos. “Essa troca de experiências é importante para o aprimoramento dos serviços prestados à população. Ao mesmo tempo vimos que a relação entre a complexidade do trabalho e o suporte do governo não é linear. Ou seja, somos cobrados diariamente por eficiência, mas não temos os recursos necessários para o atendimento desta exigência da população e do próprio governo federal”, destacou Peterson Andrade, diretor geral da UFJF-GV.

Lucas Nápoli ministrou palestra sobre motivação no serviço público federal (Foto: Dante Rodrigues)

O encontro contou ainda com uma palestra sobre a motivação no serviço público, ministrada pelo psicólogo Lucas Nápoli, da UFJF-GV.  “Existe um senso comum em relação aos servidores públicos, de que o servidor não trabalha tanto quanto ele poderia, de que ele se escora muito na questão da estabilidade. E isso não é verdade. A maior parcela dos servidores busca fazer suas atividades, mas a gente precisa investir no aumento da motivação para que o serviço público seja mais eficiente. Neste sentido, conversar sobre o que pode diminuir e aumentar a motivação, sobre estratégias para aumentar a produtividade no serviço público é fundamental”, ressaltou Nápoli.

Para Ricardo Luiz de Freitas, chefe de serviços da unidade Governador Valadares do Dnit, a discussão sobre a motivação no serviço público é fundamental, uma vez que inúmeras dificuldades estruturais e burocráticas podem comprometer o trabalho e a saúde do servidor. “O encontro foi muito produtivo porque nós que chefiamos órgãos públicos temos inúmeros desafios que muitas vezes não conhecidos pela população. Essa abordagem também psicológica, motivacional, acho que faz a gente ver as coisas de forma diferente, ver que podemos buscar energias para que possamos exercer nossa função da melhor maneira possível”.