O diretor-geral do campus, Peterson Andrade, e a presidente do Conselho de Curadores da fundação, Liliam de Cerqueira Cruza, assinam os documentos que formalizaram a imissão na posse. (Foto: Sebastião Junior)

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) assumiu nesta sexta-feira, 1, o seu primeiro imóvel próprio em Governador Valadares. Representantes da Fundação Padre Theodoro Araiz – antiga proprietária do local onde por décadas funcionou a Faculdade de Administração (FAGV) – entregaram à Direção-Geral do campus as chaves do prédio e acompanharam o cumprimento do mandado de imissão – ordem judicial que autoriza a entrada do comprador na posse de imóvel por ele adquirido. A cerimônia, realizada nesta tarde, foi acompanhada por docentes, técnicos-administrativos e estudantes.

A universidade vinha buscando um imóvel para ser adquirido e contemplar a demanda de espaço próprio desde o fim de 2016. Em agosto do último ano, o Conselho Superior (Consu) da UFJF aprovou a compra, que foi efetivada, em juízo, quatro meses depois, após o pagamento do valor de R$ 9,5 milhões. Confira, a seguir, o pronunciamento do reitor da UFJF, Marcus David, sobre a posse do imóvel.

Direção-Geral comemorou a entrada na posse do prédio da antiga FAGV em cerimônia realizada na tarde desta sexta-feira. (Foto: Ivan Bretas)

Segundo o diretor-geral do campus, Peterson Andrade, um imóvel próprio para as atividades acadêmicas representa um marco para sociedade do município e região. “Teremos autonomia para as ações e melhores condições de trabalho para os estudantes, técnicos e docentes. Trata-se de uma revindicação antiga de todos, por isso temos uma conquista coletiva com impactos imediatos para as atividades administrativas e acadêmicas. Teremos agora um imóvel para utilização também no período noturno e nos finais de semana. Essa era uma das grandes fragilidades do campus. Além disso, tínhamos poucos espaços exclusivos para o trabalho dos técnicos e docentes”, afirmou Peterson Andrade, que fez questão de destacar o “legado deixado pela FAGV no município”.

Para o coordenador-geral do Diretório Central dos Estudantes (DCE) do campus da UFJF em Governador Valadares, Carlos Henrique Viveiros Santos, o imóvel vai contribuir para que o aluno “sinta-se em casa”, além de constituir um ambiente de troca de experiências e debates. “A importância da UFJF como espaço concreto é que ela vai se solidificando e se tornando referência para a construção da identidade do estudante em Valadares. Um espaço onde a gente vai ter autonomia de discutir as nossas demandas”, afirmou.

Fachada do imóvel adquirido pela UFJF. (Foto: Ivan Bretas)

O edifício, localizado no bairro Vila Bretas, possui quatro pavimentos, que abrigam cerca de 20 salas de aulas, um auditório, além de outros espaços. A decisão sobre quais unidades do campus ocuparão as instalações será tratada nas reuniões da Comissão de Infraestrutura e do Conselho Gestor do campus, que acontecem nos dias 6 e 13 de fevereiro, respectivamente.