Prédio fica no bairro Vila Bretas, em Governador Valadares. (Foto: Dante Rodrigues)

O Conselho Superior (Consu) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) aprovou, por unanimidade, em reunião realizada na tarde desta sexta-feira, 31, a utilização de recursos próprios da instituição para a compra do prédio onde atualmente funciona a Faculdade de Administração de Governador Valadares (FAGV).

A aquisição do imóvel – avaliado em R$9,5 milhões – vem sendo objeto de negociações pela universidade desde o fim de 2016. O Ministério da Educação (MEC) já havia dado, inclusive, o aval para transação e disponibilizado o valor por meio de dois repasses, sendo R$5 milhões para este ano e R$4,5 milhões em 2019.

Na proposta submetida à votação na reunião desta tarde, o reitor Marcus David apresentou uma alternativa ao projeto inicial da compra. O pagamento seria realizado integralmente, ainda este ano, por meio da primeira parcela a ser repassada pelo MEC, no valor de R$5 milhões, valor este que seria complementado com recursos do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (Caed) da UFJF – que gera receita própria e só no ano passado teve um superávit em torno de R$4,5 milhões. Com o pagamento da segunda parcela pelo MEC, no próximo ano, o valor seria restituído aos cofres do órgão da universidade.

O reitor elogiou a decisão que, segundo ele, “demonstra o quanto o Conselho Superior está atento e sensível aos desafios de implantação e consolidação do campus em Governador Valadares”. E aproveitou para destacar a sua importância para a expansão da UFJF. “Foi uma decisão muito importante, porque mesmo em um cenário de escassez de recursos, o Conselho Superior destinou recursos gerados na própria instituição para garantir a compra ainda este ano, evitando os riscos inerentes a uma proposta de tentar efetuar uma compra com o pagamento apenas no ano que vem”, afirmou Marcus David.

Presente à reunião, o diretor-geral do campus de Governador Valadares, Peterson Andrade, qualificou a decisão como “um avanço concreto para a consolidação” da universidade no Leste de Minas Gerais e ressaltou que “uma estrutura própria terá um grande significado para a identidade do campus e ampliação dos projetos acadêmicos de excelência” mantidos com diversas instituições da região. Por fim, lembrou: “temos o sentimento de conquista, pois sabemos bem as barreiras que tivemos ao longo do processo”.

Finalizada a compra, será o primeiro espaço próprio da UFJF em Governador Valadares, o que, segundo o reitor, garante que os diversos setores da universidade possam “desempenhar suas atividades com muito mais segurança e estabilidade”.

Também participaram da reunião o diretor do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA), Denis Perdigão; a professora do curso de Ciências Contábeis da UFJF-GV, Schirley Policário, que também é representante do Conselho Setorial de Extensão e Cultura (CONEXC) no Consu; e Bethânia Campos, técnica-administrativa do campus Governador Valadares e que também integra a atual gestão do sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos em Educação do Município de Juiz de Fora (Sintufejuf). Esta foi a primeira vez que o Sintufejuf-GV ocupou uma cadeira no Consu.

O imóvel que está sendo negociado fica localizado no bairro Vila Bretas. Até fevereiro deste ano, o local abrigou vários setores administrativos do campus. Uma das unidades da biblioteca da universidade ainda permanece funcionando no prédio, para maior comodidade dos estudantes.