A Pró-reitoria de Graduação (Prograd) e a Diretoria de Ações Afirmativas (Diaaf) divulgaram nesta terça-feira, 22, o edital regulatório para candidatos interessados em fazer parte da Comissão de Verificação das Autodeclarações Étnico-raciais nos programas de ingresso de 2019 da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A participação contempla técnico-administrativos, docentes e estudantes da pós-graduação com matrícula ativa na instituição. As inscrições estão abertas até o dia 26 de janeiro, por meio de envio do formulário preenchido, disponível no edital.

De acordo com o pró-reitor adjunto de Graduação, Cassiano Caon Amorim, o objetivo é tornar o processo transparente e democrático. “É um método novo e complexo, mas temos a expectativa de conseguir melhorar cada vez mais a ocupação de vagas nos programas de ingresso seletivo da nossa instituição, evitando possíveis tentativas de fraude”. Segundo Amorim, uma vez que a Universidade passa a adotar esta verificação, é preciso criar comissões que atuem diretamente no dia da matrícula. “Nossa ideia é selecionar pessoas que fazem parte da comunidade acadêmica, com competências para compor as bancas.”

A análise dos candidatos à comissão será realizada pela Diretoria de Ações Afirmativas, seguindo os critérios de diversidade de gênero, cor e naturalidade. Além disso, será considerada a aderência e o conhecimento das políticas de ações afirmativas, das relações étnico-raciais e da representatividade de movimentos sociais. A Diretoria irá confirmar a aprovação dos participantes por meio de e-mails após o dia 26. Posteriormente, o resultado ficará disponível no site da Prograd. A comissão atenderá ao ingresso em todos os cursos de graduação da UFJF.

Capacitação

Com o objetivo de orientar e discutir aspectos importantes para capacitação dos aprovados, a Diaaf promoverá a 1ª Oficina de Formação da Comissão de Heteroidentificação Racial, na segunda-feira, 28 de janeiro, das 14h às 17h. O diretor de Ações Afirmativas, Julvan Moreira de Oliveira, explica a iniciativa. “A oficina têm a importância de compreender, a partir da discussão teórica, antropológica e científica quem é negro, indígena, pardo, seguindo os fundamentos jurídicos da heteroidentificação étnico-racial; também, detalhar o procedimento do ato da verificação de autodeclaração dos candidatos. Com base na experiência de professores que já fazem parte da comissão e estão habituados à temática.”

Os interessados no processo devem enviar o formulário para o e-mail: acoesafirmativas@ufjf.edu.br. A participação confere certificado ao fim das atividades.

Outras informações:
(32) 2102-3975 – Pró-Reitoria de Graduação