Iniciativa da empresa júnior da Educação Física teve início nesta segunda (Foto: Gustavo Tempone/UFJF)

Antes mesmo da abertura dos portões da Faculdade de Educação Física e Desportos (Faefid) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), crianças brincam e conversam, aguardando ansiosamente o início da quarta “Colônia de Férias da Faefid”. Cerca de 170 crianças de diversos bairros de Juiz de Fora foram atraídas pelas atividades recreativas infantis que, neste ano, seguem a temática dos quatro elementos da natureza: água, ar, fogo e terra. A colônia teve início nesta segunda-feira, 21. As vagas estão esgotadas.

Sob a supervisão de 30 alunos voluntários, crianças entre 5 e 11 anos aproveitam o espaço para sair de casa durante as férias e brincar. Gisele Pascoalini trouxe o filho Henrique, de 9 anos, para curtir a colônia. “Nossa família é muito ativa, mas com as férias o Henrique estava mais em casa. Na colônia ele passa o dia brincando e se exercitando.” Com atividades inspiradas em um dos elementos a cada dia, a abertura da colônia teve brincadeiras com aviõezinhos de papel, bexiga e peteca, representando o ar.

A iniciativa surgiu em 2017, inspirada no projeto de extensão “Oficina Lúdica” da professora Lídia dos Santos Zacarias, que oferecia atividades recreativas aos sábados. Pais e mães pediam que o projeto também funcionasse durante as férias e, assim, em parceria com a empresa júnior da Faculdade – a Ace Jr – a professora viu a possibilidade de ajudar comunidade e alunos. “Essa experiência é muito formativa, tanto para os alunos que estão se formando como professores, quanto para o crescimento das crianças”, avalia Lídia.

A presidente da Ace Jr, Maria Elisa Oliveira Cardoso de Almeida, diz que as comunidades local e universitária abraçaram o projeto de imediato. “Conhecemos crianças que estão aqui desde a primeira colônia, assim como temos uma aluna que é voluntária desde o começo e mesmo depois de formar, já no mestrado, continua ajudando no projeto.”

A colônia de férias é ainda um meio de pais e alunos conhecerem melhor a Universidade e a vê-la como um lugar seguro. É o que considera Gisele Kiffer Coelho, que pela terceira vez traz o filho Lucas para a colônia de férias. “É muito bom ver meu filho aproveitando o espaço da universidade, sabendo que no futuro ele também pode estudar aqui. Com o tempo, fui conhecendo os alunos e professores da Faculdade e pude perceber que são muito cuidadosos e organizados, confio neles.”