Para recepcionar os novos estudantes, a Faculdade de Educação Física e Desportos (Faefid) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) abre o primeiro semestre letivo com a aula magna de uma referência nacional no campo da Educação Física e Esporte, o professor Lamartine Pereira da Costa. A atividade, com o tema “O Profissional de Educação Física Hoje: Cientista, Tecnólogo e Pedagogo”, acontece na próxima quinta-feira, dia 20, às 15h, e a transmissão será realizada pelo canal da empresa júnior da unidade acadêmica, Ace JR.

De acordo com o diretor da Faefid, Jeferson Viana, o professor Lamartine, além de uma das maiores referências brasileiras, nos mais diversos campos que envolvem a Educação Física e os Desportos, também é constantemente convidado por universidades e institutos estrangeiros para palestrar e compartilhar as experiências profissionais e acadêmicas.

“Quando o convidamos para participar da aula magna, ele nos disse que a Faefid da UFJF é a sua segunda casa, motivo que nos enche de orgulho. Além de um currículo imenso e cheio de experiências, vale destacar que o professor Lamartine também foi membro da comissão técnica responsável pela preparação física da seleção brasileira que venceu a copa do mundo de 1970, considerada uma das melhores até hoje. Ele é uma referência que nos orgulha.”

Além da palestra a ser realizada pelo professor Lamartine Pereira da Costa, a aula magna tem o propósito de apresentar aos novos alunos da graduação algumas questões relativas à vida universitária, como, por exemplo, sobre os departamentos da faculdade, aspectos relacionados à pós-graduação stricto sensu, e orientá-los sobre o Diretório Acadêmico, a Empresa Júnior, a Associação Acadêmica Atlética  e os projetos de extensão.

A iniciativa será realizada por meio de uma parceria entre a direção da Faefid, o corpo docente da unidade acadêmica, a Empresa Júnior de Assessoria e Consultoria Esportiva ACE Jr e o Projeto Integrador em Marketing, Inovação e Empreendedorismo no Esporte (Premiere).

Lamartine Pereira da Costa

Referência internacional em Ciências do Desporto, o professor Lamartine Pereira da Costa, possui graduação em Ciências Navais pela Escola Naval; licenciatura em Educação Física pela Escola de Educação Física do Exército; especialização em Ergonomia pela Fundação Getúlio Vargas (FGV); doutorado em Filosofia pela Universidade Gama Filho (UGF); e Livre Docência em Gestão do Esporte pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj). 

Atualmente, atua como professor do Programa De Pós Graduação em Ciências do Esporte na Uerj. Durante a trajetória acadêmica, foi membro do Conselho Pesquisas do Comité Olímpico Internacional em Lausanne (Suíça) de 2001 a 2008; membro da Wada-Montreal (2000-2008); professor visitante da Universidade Técnica de Lisboa, da Universidade do Porto (Portugal); Academia Olímpica Internacional (Grécia); e da Universidade Autónoma de Barcelona (Espanha) (1992-2007). Além disso, foi membro do Conselho Consultivo da Russian International Olympic University (2015). 

No Brasil, foi professor em diversas universidades de renome nacional e internacional, entre elas, a Universidade de São Paulo (USP) e Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e também foi presidente da Academia Olímpica Brasileira-COB (1991-1998). O professor possui experiência nas áreas de Educação Física, Administração, História e Filosofia com ênfase em meio ambiente, esportes, lazer e Gestão do Conhecimento. Possui  produção contínua em pesquisas desde 1962 no Brasil e no exterior, com início na área de meio ambiente.

Outras informações: Faculdade de Educação Física e Desportos

Acompanhe a UFJF nas redes sociais

Facebook: UFJFoficial

Instagram: @ufjf

Twitter: @ufjf_

Youtube: TVUFJF