À esquerda, de cima para baixo: Peterson Andrade e o coordenador Administrativo do campus, Emílio Mafalda. À direita, de cima para baixo: Carlos Santos, Letícia Dias Pereira, Webert Arão e Ivan Bretas. (Foto: Gabriella Ramos)

Fortalecer o diálogo com os diversos segmentos da comunidade acadêmica e apresentar as principais demandas dos alunos para este ano. Foram estes os objetivos de uma reunião realizada na manhã desta sexta-feira, 18, entre a Direção-Geral do campus da Universidade Federal de Juiz de Fora em Governador Valadares (UFJF-GV) e representantes do Diretório Central dos Estudantes (DCE).

O encontro – que foi uma demanda da nova gestão do DCE – discutiu questões como as obras no imóvel da universidade no bairro Santa Rita, o acesso às bibliotecas do campus, internato e o evento de recepção aos calouros. Além disso, foram apresentadas as pautas surgidas de um seminário realizado pelo diretório na última terça-feira, 15, como a necessidade de criação de ferramentas para o fortalecimento do diálogo com os Centros Acadêmicos (CAs) e os Diretórios Acadêmicos (DAs) e a adoção de estratégias para demonstrar o impacto da UFJF em Governador Valadares e, consequentemente, melhorar o reconhecimento da universidade na cidade.

O coordenador-geral do DCE afirmou que a reunião contribuiu para entender melhor os caminhos e a tramitação dos procedimentos no campus. “É importante saber para chegarmos apresentando as demandas, ter consciência de quais podem ser solucionadas. Reconhecendo a estrutura e a conjuntura da universidade, saberemos as estratégias de como conversar com os estudantes, levar demandas e trazer encaminhamentos que busquem o bem-estar acadêmico”, destacou Carlos Henrique Viveiros Santos, aluno de Ciências Econômicas.

Para Peterson Andrade, “integração de esforços” entre DCE e Direção-Geral é importante para o desenvolvimento” do campus. (Foto: Gabriella Ramos)

A reunião também foi uma oportunidade para a UFJF-GV apresentar as ações relacionadas às demandas dos estudantes planejadas para este ano. Segundo o diretor-geral do campus, Peterson Andrade, a “integração de esforços é fundamental para o desenvolvimento” da universidade. E garantiu: “manteremos este trabalho integrado, pois sabemos que a fragmentação dos esforços inibe o desenvolvimento institucional.”

Também participaram do encontro o coordenador Administrativo, Emílio Mafalda, o representante do setor de Comunicação, Cultura e Eventos, Ivan Bretas e os membros do DCE Letícia Dias Pereira e Webert Arão.