Em mais uma visita à Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), o professor Thierry Rocher ministrou o curso de Mestrado Profissional stricto sensu em Gestão e Avaliação da Educação Pública, oferecido através do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd). As aulas reforçam a parceria internacional firmada há cerca de 20 anos entre a Universidade e o Departamento de Avaliação, Prospectiva e Desempenho do Ministério de Educação da França, chefiado por Rocher.

Segundo o professor, a disciplina permite um encontro entre os conhecimentos científicos e as experiências empíricas. Destinadas a profissionais da educação, as aulas se encerram hoje, dia 11, e é dividida em duas partes. “A primeira é sobre as avaliações internacionais, abordando projetos como o Programa Internacional para Avaliação de Estudantes (Pisa), entre outros. A segunda trata sobre avaliações digitais, as oportunidades e desafios que elas trazem”, informa Rocher.

“Por meio da disciplina, realizamos uma abertura para que os alunos se aproximem do cenário internacional, inteirando-os sobre o que é feito em outros países – e, aliado a isso, também vamos em direção às inovações. Assim, é possível desenvolver a cultura da avaliação educacional”, afirma Rocher.

O objetivo das avaliações internacionais, segundo o professor, é utilizá-las como um instrumento do próprio sistema educacional e, por ele, conhecer melhor os estudantes. “Precisamos compreender e estabelecer como se mede, analisa e interpreta os resultados que obtemos nas avaliações, e é essencial que isso seja padronizado internacionalmente.”

Para que essa padronização aconteça, parcerias como a estabelecida com a UFJF são valiosas. “Existem vários eixos de desenvolvimento dessa colaboração, desde trocas de experiências em avaliação, até trocas em níveis de pesquisa e tecnologia. O mestrado é esse elo que permite desenvolver todos esses âmbitos.”