Peterson Andrade (à direita) apresenta os principais indicadores do campus ao prefeito André Merlo. (Foto: Sebastião Junior)

Demonstrar o impacto dos seis anos de atuação da Universidade Federal de Juiz de Fora em Governador Valadares (UFJF-GV) e propor medidas para o avanço das atividades. Esse é o objetivo de uma série de reuniões que a Direção-Geral do campus vem realizando com lideranças políticas e entidades valadarenses. Os encontros mais recentes aconteceram na última quinta-feira, 19, oportunidade em que o diretor-geral Peterson Andrade demonstrou os principais indicadores da universidade ao prefeito André Merlo e aos membros do Conselho das Lojas Maçônicas de Governador Valadares.

Além da reunião com o chefe do executivo – que contou com a presença do diretor do Instituto de Ciências da Vida (ICV), Ângelo Denadai, do chefe do Departamento de Medicina, Héder Ribeiro, e da professora Nízia Almeida – e na maçonaria – da qual também participaram representantes do Rotary, Associação de Advogados, Associação de Diplomados da Escola Superior de Guerra (Adesg), Câmara dos Dirigentes Logistas (CDL), Instituto Pro Rio Doce e Associação de Pescadores e Amigos do Rio Doce (Apard) – a Direção do campus já se reuniu ao longo deste ano com os deputados federais atuais e eleitos Caio Nárcio, Leonardo Quintão, Leonardo Monteiro, Reginaldo Lopes, Hercílio Diniz e Euclydes Pettersen, com o senador Carlos Viana, além do vereador Alessandro Ferraz e do secretário da Fazenda de Governador Valadares, Jamir Calili.

Cerca de 40 pessoas assistiram à apresentação sobre o campus na loja maçônica. (Foto: Sebastião Junior)

Andrade destaca que “o campus fomenta o desenvolvimento social, econômico, tecnológico, regional e da área da saúde, e que os cursos no município fixam profissionais qualificados no interior, o que reduz os vazios assistenciais existentes e aumenta a resolubilidade da região para as ações da área da saúde”. Por isso, segundo o diretor-geral, “reunir as autoridades da cidade e da região representa o objetivo de integrar os esforços para a consolidação do campus em Governador Valadares.”

A opinião é compartilhada pelo diretor do ICV. “Nossos estudantes estão distribuídos por vários pontos da cidade prestando serviços gratuitos de saúde. Quanto ao orçamento, são quase R$ 70 milhões anuais investidos no município somente com receita de servidores e aluguéis, de modo que representa um dos maiores empreendimentos da cidade. Isso sem contar a movimentação criada no mercado imobiliário, pela presença dos nossos estudantes. Portanto, é necessário que as autoridades locais e a comunidade abracem a causa da universidade, facilitando nossos acessos e lutando pela consolidação deste importante patrimônio social”, afirma Ângelo Denadai.

Ampliação dos espaços exclusivos e campus próprio são as principais pautas
A busca por mais locais para a execução das ações da universidade na cidade é um tema recorrente em todas essas reuniões. “Atualmente, estamos presentes em 12 imóveis espalhados por Governador Valadares, o que corresponde a 23 mil metros quadrados disponíveis. Ocorre que para desempenharmos as atividades a contento seriam necessários 33 mil metros quadrados”, explica Andrade, que ainda ressalta que essa escassez de espaço tem afetado a expansão do campus.

Membros da equipe da UFJF-GV também participaram de reuniões. Da esquerda para a direita: Nízia Almeida, Ângelo Denadai e Héder Ribeiro. (Foto: Sebastião Junior)

“Por falta de mais locais, a UFJF está impossibilitada de implantar novos projetos em GV. Além disso, nos vimos obrigados a reduzir os pedidos de recursos para investimento em pesquisa, já que não temos onde alocar muitos equipamentos usados nessas ações. Isso sem falar na provável redução no número de vagas dos cursos da saúde, pois há um processo em andamento do curso de fisioterapia com este objetivo já aprovado pelo Conselho Gestor do Campus e encaminhado para o Conselho Superior da universidade”, detalha o diretor-geral.

Na avaliação de Andrade, a aquisição do imóvel onde funciona a Faculdade de Administração de Governador Valadares (FAGV) minimiza, mas não soluciona definitivamente o problema da falta de espaço físico. Por isso, a expectativa é que as “diversas lideranças locais e regionais se mobilizem para a adoção de medidas que contribuam para uma melhor consolidação da universidade na cidade”. Tais medidas, de acordo com o diretor da UFJF-GV, contemplam, além de outras ações, a inclusão das obras do campus no Plano Plurianual (PPA) para o período de 2020 a 2024 e a articulação do executivo municipal com o Ministério da Educação (MEC), deputados federais, reitoria e outros órgãos para a retomada das obras.

Ao longo deste ano a Direção-Geral do campus se reuniu com várias lideranças políticas. (Foto: Sebastião Junior)

As demandas e a situação do campus têm chamado a atenção dos diversos segmentos da sociedade com os quais a Direção-Geral se reuniu. É o caso do Conselho das Lojas Maçônicas de Governador Valadares. Segundo o presidente da organização, ao descobrir como a UFJF “fomentava” a cidade solicitou o encontro, que contou com a participação de cerca de 40 pessoas. “Eu resolvi convidar a maçonaria, bem como outras entidades de classe para que tivessem o mesmo conhecimento e quem sabe juntos abraçarmos esta causa e não perdermos uma universidade que é tão importante e que nós lutamos muito para trazer para Governador Valadares”, afirmou Astrogildo Teixeira.