Lina Kátia Oliveira recebe medalha da Ordem Nacional do Mérito Educativo em solenidade, nesta sexta, em Brasília (Foto:: Caed/Divulgação)

A coordenadora geral do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (Caed), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Lina Kátia Mesquita de Oliveira, recebe, nesta sexta, 14, a medalha da Ordem Nacional do Mérito Educativo pelos seus trabalhos realizados em prol da educação pública. A condecoração tem como objetivo premiar serviços excepcionais realizados por profissionais da educação. O evento acontece no Centro de Convenções Ulisses Guimarães, em Brasília (DF).

“Penso que essa premiação veio do reconhecimento do trabalho que o Caed realiza em nível da avaliação e gestão da educação pública no país afora”, avalia Lina. Segundo ela, o prêmio é de grande importância para a UFJF, por conta do reconhecimento das atividades que o Caed realiza em prol da promoção da qualidade da educação e da equidade. “Para mim, é um momento ímpar na vida por ter a oportunidade de ter meu trabalho reconhecido nacionalmente”, afirma.

O Caed é uma instituição responsável por elaborar e desenvolver programas estaduais e municipais para mensurar o rendimento de estudantes das escolas públicas. Além de criar e promover cursos de formação, qualificação e aprimoramento aos profissionais da Educação de diversos estados do Brasil. O objetivo principal da instituição é oferecer dados e informações úteis, capazes de subsidiar as ações de melhoria da qualidade da educação e equidade nas oportunidades educacionais.

A condecoração
A condecoração foi criada em 1955 e modificada em 2003, através de decreto. A escolha dos premiados é feita pelo ministro da Educação, pelo titular da Secretaria-Executiva e pelos presidentes do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), do Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e do Conselho Nacional de Educação (CNE).