A Diretoria de Ações Afirmativas (Diaaf) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) divulgou nesta quarta-feira, dia 5, o calendário de reuniões ordinárias do Fórum Permanente da Diversidade.  As atividades da instância deliberativa começam em 18 de março de 2019, devido ao período de férias acadêmicas de 10 de dezembro a 11 de março.

Confira o calendário de reuniões na íntegra.

O diretor de Ações Afirmativas, Julvan Moreira de Oliveira, ressalta que todos os encontros acontecerão no anfiteatro das pró-reitorias, em Juiz de Fora. A intenção é favorecer a realização de videoconferência e, desse modo, a participação dos integrantes do campus avançado de Governador Valadares. “Também pensamos, conforme combinado, na alternância dos dias da semana, para facilitar a atuação de todas e todos.”  

Este ano foram realizadas duas reuniões ordinárias, a mais recente esta semana, no dia 3. Atualmente, os participantes eleitos trabalham na elaboração do regimento do Fórum da Diversidade. “As reuniões ordinárias terão início em março, por conta das férias. No entanto, não descartamos a possibilidade de encontro extraordinário em janeiro para finalização do Regimento, caso haja interesse e disponibilidade dos integrantes. Todos serão consultados, por e-mail, sobre o assunto.”

Confira o vídeo

Política de Ações Afirmativas

O Fórum Permanente da Diversidade foi instaurado, pela Diaaf, em agosto deste ano. Na ocasião, foram eleitos representantes titulares e suplentes dos segmentos docente, discente,  técnico-administrativo em educação e terceirizado , além de integrantes de movimento sociais externos à instituição. O objetivo é que a instância deliberativa elabore de modo participativo e democrático uma política de ações afirmativas para a UFJF.

Ações afirmativas são políticas públicas feitas pelo Estado, instituições ou iniciativa privada, visando a corrigir desigualdades presentes na sociedade, acumuladas ao longo do tempo. Uma ação afirmativa busca oferecer igualdade de oportunidades a todas e todos, revertendo representações negativas e combatendo preconceitos e discriminações.       

Leia mais:

Fórum de Diversidade realiza 2ª reunião nesta segunda-feira, dia 3

Fórum de Diversidade realiza primeira reunião nesta sexta-feira, dia 9

Eleitos representantes do Fórum da Diversidade

UFJF instaura Fórum da Diversidade

Ações Afirmativas recebe inscrições para Fórum da Diversidade

Ações Afirmativas traz Kabengele Munanga à UFJF

Outras informações: (32) 2102-6919  ( Diretoria de Ações Afirmativas (Diaaf))

acoesafirmativas@ufjf.edu.br