Quinze cursos – entre bacharelados e licenciaturas – oferecidos pelos dois campi da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) receberam nota máxima na avaliação anual do Guia do Estudante, uma publicação da Editora Abril. Nesta edição, 46 cursos foram avaliados, contra 44 do ano passado. Na última avaliação, 14 cursos haviam recebido a nota máxima (5), enquanto 24 foram avaliados com quatro estrelas.

Os cursos que receberam cinco estrelas (em uma escala que varia de três a cinco), são Administração (Bacharelado); Educação Física (Bacharelado); Educação Física (Licenciatura); Engenharia Civil (Bacharelado); Engenharia Elétrica (Bacharelado); Farmácia (Bacharelado); Filosofia (Licenciatura); História (Licenciatura); Letras (Licenciatura); Matemática (Bacharelado); Pedagogia (Licenciatura); Psicologia (Bacharelado); Química (Licenciatura); Serviço Social (Bacharelado); e Letras – Tradução (Bacharelado). Todos são sediados no campus-sede da UFJF.

Além dos melhores avaliados, 27 cursos da Universidade foram classificados com quatro estrelas – índice considerado “muito bom”. A avaliação completa pode ser conferida no Guia do Estudante Profissões – Vestibular 2019, que já está nas bancas e em breve será publicado na página do Guia do Estudante.

A diretora de Avaliação Institucional da UFJF, Michèle Farage, conta que a avaliação do Guia do Estudante é baseada em informações coletadas diretamente com as coordenações dos cursos da Universidade, por telefone ou e-mail. “A avaliação é feita de forma independente e as coordenações não são obrigadas a responder. Por isso, alguns cursos não são avaliados”, explica.

Michèle ainda ressalta que o Guia desempenha um papel importante na divulgação dos cursos oferecidos pelas instituições de ensino superior. “É um meio de o postulante a uma vaga na instituição tomar conhecimento dos cursos que existem na Universidade.”

O Guia

A avaliação do Guia do Estudante é uma pesquisa de opinião feita, basicamente, com professores e coordenadores de curso. Anualmente, a redação do Guia envia um formulário para ser preenchido pelos coordenadores. A partir dos dados coletados uma equipe emite conceitos que permitem classificar os cursos em bons (três estrelas), muito bons (quatro estrelas) e excelentes (cinco estrelas).

Outras informações: (32) 2102-3915 – Diretoria de Avaliação Institucional