Candidatos dos módulos I e II responderam questões de Língua Portuguesa, Matemática, Química e Geografia (Foto: Pedro Drumond)

Cerca de 3 mil candidatos participaram do primeiro dia de provas do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) de 2019 da Universidade Federal de Juiz de Fora, neste sábado, 1º, em Governador Valadares. O Pism é um processo de avaliação seriada, em que os candidatos às vagas oferecidas pela UFJF participam de três módulos de avaliação (I, II e III), um ao final de cada ano do Ensino Médio.

No primeiro dia de prova, os candidatos dos módulos I e II do Pism responderam a questões objetivas e discursivas sobre os conteúdos de Língua Portuguesa, Matemática, Química e Geografia. Já os candidatos do módulo III do Pism são divididos de acordo com a área referente ao curso escolhido por eles: Economia e Administração, Exatas, Humanas e Saúde. Contudo, neste primeiro dia, todos os participantes, independente de sua área, tiveram que responder questões objetivas sobre Língua Portuguesa, Literaturas, Biologia e Matemática.

O valadarense Gabriel Crispim Mascarenhas participou do módulo I do Pism (Foto: Dante Rodrigues)

Inscrito no módulo I, o candidato Gabriel Crispim Mascarenhas considerou a prova tranquila. “Quem estudou certamente conseguiu fazer a prova facilmente. As questões apresentadas não fugiram muito daquilo que eu aprendi este ano”, destacou o estudante que é de Governador Valadares e pretende se candidatar a uma vaga no curso de Educação Física ou Ciências Econômicas. “Estou em dúvida, ainda tenho dois anos para escolher”.

Já quem fez a prova pelo módulo II considerou o conteúdo mais exigente. “Achei bem difícil, principalmente Matemática e Química”, destacou a candidata Juliane Leonor, moradora de Caratinga que deseja estudar Odontologia ou Medicina na UFJF.

Pedro Henrique encontrou a colega Raylla após a prova. Ambos fizeram o módulo II (Foto: Dante Rodrigues)

Por ser um processo de avaliação seriada, o Pism permite ao candidato aprimorar seu desempenho ao longo das etapas, baseando-se no resultado que recebe a cada módulo concluído. Este é um dos fatores positivos destacados pelos candidatos. “Ele é dividido em três anos, então isso possibilita que a gente recupere no ano seguinte um resultado que eventualmente não tenha sido o ideal”, ressaltou o estudante que fez a prova pelo módulo II, Pedro Henrique Botelho Pereira. Morador de Governador Valadares, Pedro sonha em cursar direito na UFJF. “Se eu passar não vou precisar sair das minhas raízes. Nada melhor do que poder estudar e estar perto da sua família, amigos e pessoas que te apoiam”.

Atendimento especial

Laura deseja fazer o curso de Direito na UFJF. (Reprodução)

Ao todo, 33 estudantes com deficiência se inscreveram para participar do Pism 2019 em Governador Valadares. Os candidatos realizaram a prova na Escola Estadual Dona Arabela de Almeida Costa, no bairro Vila Mariana. Dentre os candidatos, está Laura Leandro Gera. Moradora de Colatina, no Espírito Santo, Laura viajou 220 km para participar do módulo I do Pism. “Minha expectativa é ser independente, conseguir ter uma profissão e mostrar para as pessoas que a gente tem a mesma capacidade que elas de fazer as coisas. Não é porque somos cegos que somos inferiores. Temos que dar a volta por cima e demonstrar que somos capazes”.

Além da Escola Estadual Dona Arabela de Almeida Costa, que recebeu candidatos com necessidades especiais, as provas do primeiro dia do Pism foram realizadas em outros seis locais de Governador Valadares: Faculdade Pitágoras, escolas estaduais Paulo Freire, Professor Nelson de Sena, Israel Pinheiro e Abilio Rodrigues Patto; bem como a Escola Municipal Padre Eulálio Lafuente Elorz.

Todos estes locais estarão abertos novamente neste domingo, 2, para o segundo dia de provas do Pism 2019.