(Imagem: Campanha Pism 2019)

Com a proximidade das provas do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) 2019, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), os candidatos precisam estar preparados, tanto em relação aos estudos, quanto ao processo de aplicação das provas. Pensando em esclarecer algumas dúvidas, o portal da UFJF reuniu informações sobre o que é permitido ou não nos dias do exame. As provas serão realizadas em quatro cidades nos dias 1º e 2 de dezembro, das 13h às 17h30.

Antes mesmo de sair de casa, o participante deve ter conhecimento do local em que irá fazer as provas. A informação está presente no comprovante definitivo de inscrição, disponível na Área do Candidato, e merece atenção especial, porque o candidato só poderá realizar o exame no local indicado.

Chegue com antecedência!

Para não perder o processo por descuido, as orientações são para que o candidato procure conhecer o local onde realizará o exame antes da aplicação. Além disso, é recomendado chegar cedo ao local de prova. Os portões serão fechados às 13h em ponto e atrasos não serão tolerados. O participante que não comparecer nos dias, horários e locais indicados no comprovante definitivo terá sua inscrição cancelada. Além disso, não haverá aplicação de segunda chamada.

Depois que a aplicação de provas começar, o estudante precisa ficar no local por, pelo menos, uma hora e trinta minutos.

Estudantes com cabelo comprido devem prendê-los (Ilustração: Paula Januzzi/UFJF)

O que você pode e deve fazer

Durante todo o período de realização do exame, o documento de identidade deve ficar disponível para que os fiscais de sala ou coordenação local possam conferi-lo.

O candidato precisa levar seu próprio material e, sobre a mesa são permitidos caneta azul ou preta e régua e elas devem ter o corpo transparente. Alimentos, água em garrafa transparente sem o rótulo e medicamentos caso necessário também está liberados.

Lápis para as respostas, pode?

Não. Nesta edição, os candidatos estão proibidos de entrar nos locais de prova com lápis. Somente são permitidos caneta azul ou preta de corpo transparente e régua também transparente. A intenção é evitar que os candidatos façam parte da prova a lápis e não tenham as respostas corrigidas, como previsto no edital. Além disso, junto ao candidato, também serão permitidos alimentos, água em garrafa transparente sem o rótulo e medicamentos caso necessário.

Pode levar o caderno de provas para casa?

Sim. Uma das novidades para as provas do Pism 2019 é que os candidatos poderão levar o caderno de provas para casa ao final do exame. Para isso, cada concorrente irá receber um caderno de provas, com as questões a serem respondidas, e uma folha de respostas, com espaço para as questões de múltipla escolha e para as perguntas discursivas.

Não pode!

Nada de chapéu, boné, viseira, gorro ou óculos esculos (Ilustração: Paula Januzzi/UFJF)

Não é permitido o uso de óculos escuros, porque os olhos do candidato precisam estar à vista. Também estão proibidos artigos como boné, chapéu, viseira ou gorro, as orelhas não podem estar tampadas. Estudantes com cabelos compridos devem mantê-los presos durante a realização das provas.

A utilização de materiais como lapiseira, borracha, livros, manuais, impressos e anotações está proibida. Dispositivos eletrônicos, de qualquer natureza, também não podem ser usados. Portanto, evite levar calculadoras, agendas eletrônicas, celulares, smartphones, tablets, pendrives, aparelhos de mp3 ou similares, gravadores, relógios, alarmes de qualquer espécie ou qualquer transmissor, gravador ou receptor de dados, imagens, vídeos e mensagens.

É proibido o porte de armas de qualquer espécie, mesmo que o candidato tenha autorização para isso.

E o celular, pode?

Equipamentos eletrônicos não podem ser usados durante as provas (Ilustração: Paula Januzzi/UFJF)

É permitido levar celular. Entretanto, o candidato, assim que entrar na sala de provas, deverá guardar o aparelho desligado, preferencialmente sem bateria, em embalagem própria fornecida pelo fiscal. Outros equipamentos eletrônicos também devem ser desligados, assim com outros objetos, caso contrário, o participante será eliminado.

Atenção com a folha de resposta

O candidato receberá, em cada dia de prova, um caderno de provas e uma folha de respostas. O caderno de provas contém todas objetivas e discursivas. Já a folha de respostas contém espaço para marcação das respostas.

A folha de respostas será o único documento utilizado para a correção. Portanto, os estudantes devem estar atentos ao transcrever as respostas. A questão que não apresentar nenhuma opção assinalada, assim como aquela que tiver mais de uma opção indicada, ou que contiver manchas, borrões, emendas, correções, traços, pontos, sombreados ou quaisquer outros tipos de rasuras será desconsiderada no momento da correção.

Outras informações: vestibular@ufjf.edu.br