O Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (Caed/UFJF) realizou a aplicação  e a avaliação de uma das ações do programa Mais Alfabetização. Alunos do segundo ano do ensino fundamental de escolas públicas de todos os estados brasileiros – com exceção de Roraima e Distrito Federal – tiveram sua fluência da leitura avaliada em um levantamento pioneiro no país.

Ao todo, 48.329 alunos, sendo 7.631 de escolas estaduais e 40.698 de municipais, foram avaliados entre os dias 29 de outubro e 16 de novembro. Em todo o Brasil foram 2.085 turmas pertencentes a 991 escolas de 488 municípios. O processo contou com até dois aplicadores para cada turma, em até dois ambientes de aplicação. As atividade individuais de fluência de leitura foram realizadas de forma oral e gravadas por intermédio de um aplicativo de smartphone. Ao fim da atividade o material é enviado via internet para bancos de dados onde são armazenados.

Para o coordenador-geral do Caed, Manuel Palácios, o levantamento é de grande importância para compreender o processo de leitura no país. “É a primeira vez que há uma avaliação da fluência de alunos que estão completando esse processo de alfabetização. O teste é muito importante para aferir o projeto de alfabetização e teremos um bom diagnóstico para entender a leitura desses alunos”, explica.

O programa Mais Alfabetização busca a garantia dos direitos de aprendizagem previstos para toda criança matriculada nos dois primeiros anos do ensino fundamental e une o Ministério da Educação (MEC) às secretarias municipais, estaduais e distrital de educação. Os resultados da aplicação serão divulgados na primeira quinzena de dezembro.