O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) acontece no próximo dia 25 de novembro e, visando sanar dúvidas e questionamentos de seus graduandos, a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) realiza o “Tardenade” na próxima quarta-feira, dia 21. O evento acontece no anfiteatro das Pró-reitorias, das 16h às 19h e é voltado, sobretudo, aos alunos que prestam o exame este ano.

Iniciativa da Diretoria de Avaliação Institucional (Diavi), a ocasião estabelece um espaço de esclarecimentos sobre o exame e a importância deste para a Instituição e para os cursos avaliados. “Trata-se de um momento de conversa e explicações sobre o exame. Durante o encontro, servidoras e bolsistas da Diavi ficarão à disposição dos alunos para responder perguntas acerca do Edital, Portarias que regulamentam o exame, diretrizes, Questionário do Estudante, estrutura da prova, atestados de comparecimento, entre outros pontos”, esclarece a Diretora de Avaliação Institucional Michèle Farage.

Durante o encontro, haverá um computador disponível para acesso ao sistema. A iniciativa busca atender os alunos que, por algum motivo, encontraram dificuldades para se cadastrar  no sistema Enade e/ou preencher o Questionário do Estudantes, ações obrigatórias para quem participa da prova.

“O acompanhamento e a avaliação são essenciais para o autoconhecimento, permitindo que se promova uma reflexão sobre a realidade dos cursos e a institucional”, explica Michèle. “As informações obtidas a partir desses processos devem ser consideradas no planejamento acadêmico e administrativo, visando sempre o aprimoramento da produção acadêmica e dos serviços prestados na Universidade.”

O Enade foi criado em 2004 para acompanhar e avaliar o ensino superior brasileiro e, desde então, é componente curricular obrigatório. Ele é pensado levando-se em conta o desempenho dos graduandos em relação ao conteúdo programático previsto nas diretrizes curriculares de seu curso e a temas relacionados à atualidade do país, do mundo e a outras áreas do conhecimento.

Parte do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), este ano o exame compreende os cursos que conferem diploma de bacharel nas áreas de Administração; Administração Pública; Ciências Contábeis; Ciências Econômicas; Comunicação Social – Jornalismo; Comunicação Social – Publicidade e Propaganda; Design; Direito; Psicologia; Relações Internacionais; Secretariado Executivo; Serviço Social; Teologia; Turismo. Também são avaliados nesta edição aqueles cursos que conferem diploma de tecnólogo nas áreas de Comércio Exterior; Design de Interiores, de Moda ou Gráfico; Gastronomia, Gestão Comercial, de Qualidade, de Recursos Humanos, Financeira ou Pública; Logística; Marketing e Processos Gerenciais.

Obrigatoriedade do Exame para a Colação de Grau

Os alunos dos cursos que fazem parte do ciclo de 2018 do Enade que, por algum motivo, não realizarem a prova não poderão colar grau no final do ano, nem no final do primeiro semestre de 2019. Essa medida faz parte do novo edital lançado pelo MEC, que alterou a forma da Universidade regularizar a situação do aluno.

Outras informações: (32) 2102-3915 – (Diretoria de Avaliação Institucional)