Avaliadores externos consideraram trabalhos de alto nível e ajudaram a indicar os premiados (Foto: Gustavo Tempone/UFJF)

O encerramento da 3ª Semana de Ciência, Tecnologia e Sociedade, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), aconteceu na tarde desta quarta-feira, 14, no Anfiteatro das Pró-Reitorias. Os projetos de extensão e de pesquisa que se destacaram no evento foram premiados e serão publicados respectivamente, em e-book e na revista Principia.

Durante a semana, a Universidade promoveu a 2ª Mostra de Graduação, a 3ª Mostra de Extensão e o 24º Seminário de Iniciação Científica. A vice-reitora da UFJF, Girlene Alves, destacou que a premiação dos trabalhos é uma maneira de a instituição reconhecer os pesquisadores e incentivar o engajamento na defesa da universidade pública. “Ter a possibilidade de compartilhar os saberes, como fizemos nesses três dias intensos, é fundamental para que a sociedade continue acreditando na importância de sua participação na educação pública brasileira”, ressaltou.

Os trabalhos premiados foram submetidos à avaliação de uma comissão assessora, externa à UFJF. As pesquisas de iniciação científica foram divididas em três grandes áreas: Humanas e Sociais Aplicadas; Saúde e Biológicas; e Engenharia e Exatas, sendo que dois trabalhos de cada área receberam o prêmio. A pró-reitora de Pós-graduação e Pesquisa, Mônica Ribeiro, afirma que o alto nível das apresentações reforça o compromisso da Universidade com o setor da pesquisa. “Tivemos um retorno muito positivo dos avaliadores externos, o que condiz com o papel que a Universidade exerce hoje na produção científica”, comentou. A pró-reitora lembrou ainda que a UFJF foi considerada pelo ranking internacional da “U.S. News & World Report” como a segunda universidade de Minas e a 14ª do Brasil, com destaque para as produções científicas que crescem cada vez mais.

Função Social

Trabalhos premiados serão publicados em e-book e na Revista Principia (Foto: Gustavo Tempone)

Já os projetos de extensão foram exibidos em uma tenda, na Praça Cívica do Campus da UFJF, onde aconteceram rodas de conversa, atendimento ao público e apresentações. Segundo a pró-reitora de Extensão, Ana Lívia de Souza Coimbra, nesta edição da Semana houve maior interação com a comunidade externa. Ela destacou que a Universidade disponibilizou ônibus que trouxeram crianças, adolescentes e estudantes da Educação de Jovens e Adultos para o evento. “O que avaliamos de mais positivo é a presença da comunidade. Isso faz com que a universidade pública, de fato, desenvolva sua função social, que é fortalecer e conquistar direitos da população por meio do conhecimento produzido.”

O pró-reitor adjunto de Graduação, Cassiano Amorim, parabenizou os participantes da Semana, assim como o esforço da UFJF para promover o evento. Ele ressaltou que o desafio da comunidade acadêmica é utilizar os espaços em que tem acesso para divulgar as produções acadêmicas e fazer com que o conhecimento ultrapasse os muros da Universidade.

Projetos premiados
O Programa de Extensão “Polo Interdisciplinar de Ensino, Pesquisa e Extensão sobre o Processo de Envelhecimento”, que existe há 27 anos, foi premiado em primeiro lugar na categoria Educação, em conjunto com o projeto do Programa “Nucleação do Polo de Enriquecimento Cultural para a Terceira Idade”. O programa também recebeu menção honrosa com o projeto “Línguas Estrangeiras para a Terceira Idade”. A professora de Serviço Social, Estela Saleh da Cunha, que coordena o programa, considera que o evento é importante para promover a integração do ensino, da pesquisa e da extensão. “Penso que este é o tripé que sustenta a universidade enquanto pública e de qualidade, e entendo que a extensão é a possibilidade de dar visibilidade às produções de conhecimento para a comunidade”, comentou.

As estudantes do quarto período do Bacharelado de Ciências Humanas da UFJF, Bianca Carvalho e Thais Souza, receberam a premiação como integrantes do projeto de extensão “Parte-te de mim: Danças, trocas de saberes e experiências da maternidade ativa”. Bianca contou que, além da satisfação por ver o trabalho desenvolvido receber reconhecimento, a participação na 3ª Mostra de Extensão também foi uma oportunidade para conhecer outros projetos desenvolvidos na instituição. “Foi uma troca de saberes muito interessantes, porque pessoas de outras áreas conversaram com a gente e acho que todos saíram ganhando. O contato nos fez descobrir, por exemplo, que tem um museu na Farmácia e que a Física realiza uma Feira de Ciências”, disse a estudante.