A III Semana de Ciência, Tecnologia e Sociedade: Um universo de possibilidades no ensino, na pesquisa e na extensão, teve início na manhã desta segunda-feira, 12, com Grupos de Trabalho (GT’s) das 8h às 12h, nos anfiteatros 1, 2 e 3 do Centro de Ciências da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O evento promove diversas atividades no campus sede da Universidade e continua até a próxima quarta-feira, dia 14.

Nesta primeira manhã de evento foi realizada, no anfiteatro das Pró-reitorias, a mesa-redonda “Requisitos básicos para elaboração de um projeto de pesquisa em várias áreas do conhecimento”, organizada pelo Comitê de Ética da UFJF juntamente com o Comitê de Ética em Pesquisa envolvendo Seres Humanos do HU-UFJF (CEP HU-UFJF). O debate foi o primeiro de quatro mesas organizadas para os três dias de evento.

Grupos de Trabalhos

Durante a manhã, o Centro de Ciências foi espaço para bolsistas de Treinamento Profissional (TP) e Monitoria apresentarem os trabalhos que realizam na Universidade. As comunicações tiveram um limite de dez minutos, sempre ressaltando a importância do projeto para a comunidade.

As exposições foram divididas em áreas de conhecimento da seguinte maneira: Ciências da Vida, Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Exatas, Ciências Humanas, TP-Administrativo ou TP-Coordenação de Graduação.

O aluno do 9º período de Odontologia, Felipe Pinheiro, apresentou em trio o trabalho sobre o projeto de TP em prevenção e interceptação em ortodontia, com ênfase nos aparelhos que são confeccionados em seu projeto. Para Pinheiro, “foi interessante o espaço concedido para mostrar o trabalho que é realizado na Faculdade de Odontologia, principalmente dentro do programa de Treinamento Profissional”.

Em sua primeira apresentação, o graduando do 5º período de Medicina, Bruno Santana, discorreu sobre a doação voluntária de corpos para ensino e pesquisa. O estudo é realizado pelo grupo Sempre Vivo e trata de um assunto extremamente relevante para a comunidade juizforana. O aspecto de interesse público foi ressaltado pelo acadêmico. “Nós acreditamos que nosso projeto compõe uma via de mão dupla; ou seja, a comunidade contribui com a gente com a doação de corpos, e nós devolvemos para a comunidade com profissionais mais qualificados para prestar os serviços. Acredito que o evento seja muito importante para a gente mostrar para a comunidade acadêmica o nosso trabalho, e, quem sabe, até conseguir mais apoio”.

Programação do evento

O anfiteatro das Pró-reitorias recebe, a partir das 14h, a professora Maria Malta para a palestra “A Inserção da Extensão Universitária nos currículos de Graduação: Desafios no Contexto Contemporâneo”. A abertura oficial do evento acontece às 19h, com a apresentação “Ciência, Tecnologia e Sociedade: perspectivas para a Universidade Brasileira”, da professora Laura Tavares.

Durante a semana, a II Mostra da Graduação vai apresentar ao público interno e à comunidade externa as ações que têm sido fomentadas no âmbito dos Programas de Monitoria, Treinamento Profissional, Educação Tutorial – PET e GET e Projeto de Universalização da Oferta de Línguas Estrangeiras (PU). Além de dar visibilidade ao que tem sido realizado, a Mostra permitirá a discussão e acompanhamento dos vários programas, evidenciando os principais resultados e enfrentamentos.

O evento engloba também a III Mostra de Extensão, para discutir as grandes questões que envolvem a Universidade e o contexto social. O objetivo é reunir no mesmo espaço os extensionistas, docentes e estudantes que realizam atividades com a comunidade externa em um ambiente com performances, instalações e atendimentos.

Confira a programação completa.