A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) foi considerada a segunda melhor instituição de ensino superior de Minas Gerais pela “U.S. News & World Report”, que avaliou 1.250 universidades ao redor de todo o mundo. A UFJF também ocupa no ranking a 14ª posição entre as universidades brasileiras, a 29ª entre as da América Latina e a 831ª no mundo.

Os fatores analisados para determinar a classificação priorizaram o alcance global, a reputação regional e o desempenho da instituição em pesquisas acadêmicas. Para realizar essa análise, foram levadas em conta publicações e citações dos trabalhos acadêmicos, além da colaboração internacional em pesquisas. Os dados utilizados foram das plataformas Web of Science e InCites, elaboradas pela Clarivate Analytics.

Treze indicadores, com diferentes pesos, formam a metodologia do ranking. Segundo a diretora de Avaliação Institucional, Michèle Farage, a maior parte deles, 11, é objetiva e se baseia na quantidade e na qualidade da produção científica das Universidades. “O ranking classifica com base no desempenho em pesquisa e colaboração internacional, além das reputações global e regional. Ele indica uma boa qualidade da nossa produção científica.”

O pró-reitor adjunto de Pós-graduação e Pesquisa, Luis Paulo da Silva Barra, considera que o ranking é reflexo do crescimento da produção científica da Universidade, da evolução positiva das notas da instituição na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e da aprovação de novos doutorados, que aumentam a possibilidade de melhoria na qualidade da pesquisa da UFJF.

Barra acredita ainda que ações da pró-reitoria possibilitaram o bom resultado e indicam chance de crescimento para a pesquisa na Universidade. “Destacamos a contratação de professores visitantes, a ampliação de parcerias com instituições estrangeiras para dupla titulação, o programa de doutorado com sanduíche reverso e o lançamento em 2019 do edital de pesquisadores visitantes. Tudo isso contribui para potencializar a pesquisa na Universidade, sua relação com instituições do mundo inteiro e colaborações dos nossos docentes com pesquisadores estrangeiros.”

A U.S. News & World Report é uma empresa de notícias e informações digitais, que se propõe a fornecer conhecimento para facilitar a tomada de decisões na vida das pessoas. A empresa está completando 85 anos em 2018 e realiza ranking voltados para a educação há mais de três décadas. Nesta edição, as quatro primeiras universidades da lista estão localizadas nos Estados Unidos, respectivamente Harvard University, Massachusetts Institute of Technology, Stanford University e University of California–Berkeley.

No Brasil e na América Latina, a Universidade de São Paulo (USP) ocupa a primeira posição. Em Minas Gerais, a UFJF está apenas atrás da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e se destaca pela colaboração internacional em pesquisas, critério no qual está entre as 150 primeiras instituições.