Alexander Barbosa, da equipe Rinobot, ressaltou a aproximação com o público promovida pelo evento (Foto: Twin Alvarenga)

A Praça Cívica foi transformada em pólo tecnológico durante a manhã desta quarta-feira, 14. Em exposições que compõem a III Semana de Ciência, Tecnologia e Sociedade, as equipes de engenharia Rinobot, Capivara, Microraptor, Escuderia, Rampage Baja e Supernova mostraram seus projetos com o apoio da Diretoria de Inovação (Dinova), das 8h às 12h, nas tendas que também tiveram mostras de trabalhos de extensão e de pós-graduação.

Dando seguimento às atividades na Praça Cívica, que se iniciaram na última terça-feira, 13, a atividade realizada na UFJF recebeu alunos da rede pública de ensino, além de acadêmicos da instituição. O gerente da categoria de futebol humanóide da equipe Rinobot, Alexander Barbosa, ressaltou a aproximação com o público que o evento promove. “Um dos pilares da nossa equipe é divulgar a ciência, tecnologia e robótica, então a gente sempre está fazendo apresentações e mostrando tudo que a gente faz internamente”.

A equipe de aerodesign Microraptor expôs a aeronave que conquistou o terceiro lugar em competição internacional no início de novembro. O capitão da equipe, Antônio Fancote, afirmou que o avião desperta curiosidade em quem vai contemplar a exposição. “O nosso diferencial é por ser um avião, que sempre desperta interesse principalmente de quem gosta de aeronáutica. E essa é uma oportunidade excelente de nos aproximar do pessoal da Universidade e também dos ensinos médio e fundamental, e mostrar que temos vários projetos interessantes na Engenharia”.

Já a Rampage Baja mostrou, na prática, o veículo off-road projetado e construído pela equipe para a disputa de competições. “O nosso galpão sempre está aberto para visitações na Faculdade de Engenharia. Então recebemos qualquer pessoa que chegue lá com interesse, a galera fica bem empolgada e nós também”, pontuou o capitão Rafael Magalhães.

Participações das escolas

Escolas que têm trabalhos ligados à UFJF – além de outras instituições da região – foram convidadas para conhecerem os projetos que são realizados no ambiente universitário. Professores, estudantes e técnicos dos colégios participaram do evento, tendo o apoio também para o transporte de todos os presentes.

A diretora da Escola Municipal Ademar Rezende de Andrade, Darlene Rodrigues, acompanhou os alunos do colégio durante a visita às exposições. Para a educadora, “é fundamental a Universidade promover a parceria da comunidade com a própria Universidade, pois muitos alunos que moram no entorno não conhecem o trabalho realizado aqui dentro. Então é uma oportunidade para eles conhecerem, vivenciarem, interagirem e ficarem curiosos para estudarem aqui”.

Para a pró-reitora de Extensão, Ana Lívia Coimbra, as interações com os integrantes da rede básica de ensino dão sentido aos projetos que a UFJF promove. “Essa interação que a tenda está propiciando, com estudantes que um dia podem estar conosco como estudantes da UFJF, é o que nos importa. É mostrar que a Universidade é presente na vida da comunidade e mostrar que a educação pública é um bem muito importante do nosso país, e que nós temos, periodicamente, fazer esse tipo de demonstração com a comunidade na tenda, como nós já fazemos cotidianamente nos projetos que a gente desenvolve no território de Juiz de Fora”.

Programação

A III Semana de Ciência, Tecnologia e Comunidade, que teve início na última segunda-feira, se encerra na tarde desta quarta-feira, em solenidade que vai acontecer no Anfiteatro das Pró-reitorias. A programação completa do evento pode ser acessada aqui.