Vice-coordenadora do Núcleo de Apoio à Inclusão, Mylene Santiago, falou sobre vivências e desafios para professores e estudantes (Foto: Twin Alvarenga/UFJF)

Visando a troca de experiências entre professores orientadores, bolsistas e voluntários dos projetos de monitoria desenvolvidos pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), a III Semana de Ciência, Tecnologia e Sociedade promoveu, nesta terça, 13, a palestra “Diálogo sobre monitoria: vivências e desafios”, ministrada pela professora da Faculdade de Educação e vice-coordenadora do Núcleo de Apoio à Inclusão (NAI) da UFJF, Mylene Cristina Santiago.

Mylene discutiu a questão da inovação pedagógica e as metodologias ativas. Ela apresentou métodos inovadores que visam fortalecer um processo de ensino que ofereça acesso ao conhecimento a todos os alunos, independente de suas dificuldades. Segundo a professora, é importante pensar essas questões para que os docentes ajudem os estudantes a superar suas barreiras de aprendizagem. “Nossa concepção de inclusão em educação deve envolver todos. Então a forma como o professor pensa e planeja seus conteúdos e o modo que motiva a turma ajudam a definir o sucesso do processo de ensino/aprendizagem, evitando reprovações e evasões”.

Ela ressaltou ainda o papel da monitoria neste processo. Para Mylene, o monitor ajuda a estabelecer uma relação mais próxima entre os alunos e os docentes. “Como esse monitor vivenciou anteriormente a disciplina, ele pode ajudar a criar estratégias que favoreçam a aprendizagem através de outras modalidades e metodologias que promovam uma maior interação entre a turma. Enquanto trabalharmos sozinhos, vamos ter dificuldades em pensar práticas inovadoras. É preciso promover um diálogo com os monitores”.

Visibilidade
O encontro, que teve o objetivo de ser um instrumento de acompanhamento e avaliação do que tem sido desenvolvido no Programa de Monitoria da UFJF, contou com a presença do pró-reitor adjunto de Graduação, Cassiano Caon Amorim, e da coordenadora de programas de Graduação, Marta Cristina da Silva. O pró-reitor ressaltou a importância deste momento para divulgar o que vem sendo realizado pelos alunos e professores da UFJF. “É fundamental que a gente torne visível o trabalho fantástico desenvolvido por todos os nossos programas de monitoria. Esses espaços são essenciais para que a gente possa dialogar e pensar maneiras de usar a potência criativa, principalmente de nossos alunos, para mostrar para a sociedade o que a Universidade tem feito”.

O evento reuniu ainda bolsistas, voluntários e orientadores de diversos projetos e cursos que, ao final da palestra, trocaram experiências e práticas. Lídia Delage, aluna do décimo período de Direito, atua como monitora na disciplina de Direito Tributário. A aluna ressaltou que a oportunidade de monitoria foi importante para a sua formação. “Era um desejo que eu sempre tive desde o ensino médio, quando ouvi falar desta modalidade oferecida pela UFJF. E foi algo essencial para o meu crescimento pessoal e profissional. A chance de ter contato com a prática docente é uma troca muito rica, você aplica o seu conhecimento e novas ideias surgem”. A estudante conta que o encontro foi um momento importante para conhecer outros projetos, principalmente para quem ainda está na graduação, mas já deseja seguir na carreira acadêmica.