O Fórum de Diversidade da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) realizará reunião extraordinária no próximo dia 26, das 14h às 17h, no Anfiteatro das Pró-reitorias, no campus de Juiz de Fora. O diretor de Ações Afirmativas, Julvan Moreira de Oliveira, explica que o objetivo é concluir ainda este ano o texto final do regimento interno da instância deliberativa. Em seguida, o documento deverá ser apreciado pelo Conselho Superior (Consu) da UFJF.

Instaurado no final do mês de agosto com o objetivo de elaboração participativa e democrática de uma política de ações afirmativas para a Universidade, o Fórum de Diversidade é composto por professores, técnico-administrativos em educação (TAEs), estudantes e terceirizados, além de integrantes de movimentos sociais externos à instituição.

O agendamento da reunião extraordinária foi feito durante encontro dos integrantes realizado nesta sexta-feira, 9. “A reunião de hoje foi muito produtiva. Avançamos na definição da representatividade, das diretrizes gerais do Fórum, além das questões nas quais vai haver um empenho na elaboração das políticas de ação afirmativa na UFJF. Muito importante essa iniciativa, pela representatividade de vários grupos: técnico-administrativos em educação (TAEs), docentes, discentes e movimentos sociais dos dois campi, Governador Valadares e Juiz de Fora”,  ressalta a técnico-administrativa em educação e integrante do Fórum, Nathalie Reis Itaboraí.

A  avaliação é compartilhada pelo também integrante do grupo e aluno do Programa de Pós-graduação em Educação da UFJF, Tarcísio Moreira Mendes. “O Fórum inaugura mais um espaço de participação de toda a comunidade acadêmica. É preciso que haja uma efetiva ocupação. Ainda há uma dificuldade de acesso, especialmente por parte dos terceirizados. No momento atual, espaços como o Fórum de Diversidade são importantíssimos no enfrentamento a qualquer possível retrocesso, para a garantia de direitos já conquistados e na luta por direitos ainda não garantidos”, afirma o doutorando.

Presença de eleitos é imprescindível  

O diretor de Ações Afirmativas, Julvan Moreira de Oliveira, reitera a importância da participação, nas reuniões, de todos os representantes eleitos ou, em caso de necessidade de ausência, de seus suplentes.  Segundo ele, apenas desse modo o regimento do Fórum de Diversidade será elaborado de forma efetivamente participativa, com os segmentos das comunidades interna e externa à UFJF representados.

Oliveira  destaca, ainda, a relevância da iniciativa para a garantia dos direitos das minorias na Universidade.

Confira o vídeo traduzido para Libras:

https://youtu.be/_hKnvoLwlGk

 

Saiba mais:

Fórum de Diversidade realiza primeira reunião nesta sexta-feira, dia 9

Conferência de Kabengele Munanga abre Fórum de Diversidade

UFJF instaura Fórum da Diversidade

Ações Afirmativas recebe inscrições para Fórum da Diversidade

Ações Afirmativas traz Kabengele Munanga à UFJF

Outras informações: (32) 2102-6919  (Diretoria de Ações Afirmativas – Diaaf) / acoesafirmativas@ufjf.edu.br