Estão abertas as inscrições para o projeto de extensão “Diálogos: Filosofia e Teatro”, que tem o objetivo de estudar as produções artísticas e filosóficas de Jean-Paul Sartre e Friedrich Nietzsche. A iniciativa é orientada pelo professor do Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Luciano Donizetti. A participação é gratuita.

A dinâmica do projeto consiste em ilustrar a filosofia por meio das obras literárias e teatrais dos dois filósofos, permitindo maior aproximação entre teoria e vivência. Os 20 encontros em grupo trazem debates embasados nos materiais dramáticos de Sartre e nos ensaios de Nietzsche.

Donizetti acredita que, ao final das reuniões, a turma poderá compreender a filosofia como parte da vida, sem separar os momentos do cotidiano com o fazer filosófico. “Nós não só teremos oportunidade de divulgar a filosofia, já que as pessoas sentem-se atraídas pelo teatro, como também vamos trabalhar a teoria existencialista, criando um espaço para pensarmos a condição humana.”

Os encontros ocorrem toda quarta-feira, às 17h, na sala D-06 do Instituto de Ciências Humanas. Podem se inscrever estudantes das mais diferentes áreas e ideologias, de leigos no assunto a acadêmicos. São oferecidas 30 vagas, mas apenas quatro estão disponíveis. Os interessados devem enviar e-mail para dialogos.ft@gmail.com, até o dia 21 de novembro, escrevendo sobre as expectativas e o interesse em participar do projeto.

Outras informações: Diálogos: Filosofia e Teatro