Participantes do curso de extensão sobre diagnóstico de dores. (Foto: divulgação)

O diagnóstico clínico das dores que atingem a região da face foi tema de curso de extensão oferecido a cerca de 60 estudantes de Odontologia da Universidade Federal de Juiz de Fora campus Governador Valadares e cirurgiões-dentistas da cidade. A atividade, desenvolvida pela Liga Acadêmica de Dor Orofacial (Ladof), em parceria com o Treinamento Profissional Aplicado à Endodontia, foi realizada na última sexta, 28.

A primeira palestra teve como temas a “Neuropatia do Trigêmeo” e as “Dores Miofasciais”, e foi ministrada pela professora e coordenadora da Ladof, Ana Paula Varela Martins. Na sequência, a professora Caroline Girelli abordou o “Diagnóstico da dor de origem odontogênica”. Segundo o professor Rafael Binato Junqueira, coordenador do projeto de Treinamento Profissional aplicado à Endodontia, os assuntos despertaram o interesse da plateia, uma vez que o diagnóstico clínico das dores que atingem a região da face pode ser bastante complexo.

Rafael explicou que as dores podem ser provenientes de um único dente, mas dependendo do estágio da inflamação, o paciente não consegue informar com precisão qual é o dente, e a dor pode irradiar para outros dentes e para a face, dificultando o diagnóstico. “Muitas vezes o paciente sente dores severas, que podem privá-lo de realizar suas atividades normais. E nem sempre é simples detectar a origem dessa dor”. O curso “Diagnóstico das dores de origem odontogênica e não odontogênica”foi certificado pela Pró-reitoria de Extensão.