A partir da próxima quarta-feira, 7, 50 trabalhadores terceirizados da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) terão a oportunidade de se qualificarem ainda mais para as tarefas laborais. Até o dia 4 de abril, a Pró-reitoria de Infraestrutura e Gestão (Proinfra) oferece a esses funcionários um curso de extensão em segurança do trabalho.

O principal objetivo da iniciativa, que possui carga horária de 20 horas, é de que os participantes possam compreender os aspectos que envolvem a segurança, o meio ambiente e a saúde, de modo a possibilitar uma visão crítica dos riscos existentes no âmbito do trabalho, versando sobre as principais legislações sobre o tema, medidas de controle dos riscos e estudos de caso.

“Penso que os participantes têm a ganhar, além da qualificação profissional, melhora do seu desempenho profissional, ampliação do conhecimento. Também há o sentimento de se sentir lembrado e reconhecido, assim como o fortalecimento das relações interpessoais dentro da instituição”, pondera a assistente em Administração da Proinfra, Priscila Delgado, que coordena o curso.

Ao todo, serão cinco encontros presenciais, sempre às quartas-feiras, de 8h às 12h. Desta forma, as reuniões ocorrerão nos dias 7, 14, 21 e 28 de março, e no dia 4 de abril.

Autoconhecimento

As aulas serão ministradas pelo professor da Faculdade de Engenharia da UFJF, Júlio César Teixeira, que considera a iniciativa uma oportunidade de se ampliar o autoconhecimento, por parte dos trabalhadores. “O curso será uma troca de conhecimentos, focada na experiência profissional e nas dúvidas dos participantes, funcionários terceirizados, buscando melhorar a qualidade de vida no trabalho.”

Segundo Priscila, a ideia do curso surgiu por iniciativa da administração da Proinfra, que buscou, junto ao universo de trabalhadores terceirizados, sugestões a respeito das principais necessidades do pessoal, sobre cursos e programas de qualificação.

“Por meio dessa pesquisa, colhemos sugestões de cursos de capacitação, sendo o de segurança do trabalho um exemplo. Outros temas de interesse foram mencionados pelos participantes, dentre os quais o assédio moral no trabalho, respeito à diversidade no serviço público, segurança em grandes eventos, formação de lideranças, noções de primeiros socorros. Assim, estamos fazendo contato com professores e também setores da UFJF, buscando parcerias para conseguirmos construir esses conteúdos ao longo do ano”, planeja.

Por se tratar de cursos de extensão, os professores convidados não serão remunerados pelas aulas ministradas, sendo considerados colaboradores do projeto.

Outras informações: (32) 2102-3712 – Pró-reitoria de Infraestrutura e Gestão