Com o edital aberto de vagas ociosas para os cursos presenciais de graduação dos campi da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), os estudantes precisam estar atentos aos critérios de seleção para o preenchimento das vagas. Sempre que o número de candidatos for maior do que o de vagas, cada modalidade seguirá condições específicas para sua ocupação.

As inscrições vão de 5 a 7 de novembro e devem ser feitas seguindo as orientações do edital. São 949 vagas distribuídas entre nove modalidades de ingresso. Os interessados podem concorrer às 681 vagas oferecidas para os campi de Juiz de Fora e 268 para de Governador Valadares. Cada modalidade funciona de uma maneira e exige documentação específica prevista no edital.

Os candidatos ao “ingresso de excedentes do processo seletivo público originário” devem estar devidamente inscritos na lista de espera do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) e do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2019. Para essa modalidade, os estudantes precisam acompanhar as publicações dos editais de reclassificação e as orientações na página da Coordenadoria de Assuntos e Registros Acadêmicos.

Reinscrição ao curso de origem

Havendo mais candidatos à reinscrição que vagas para esta modalidade de ingresso no curso pretendido, a classificação será em ordem decrescente do Índice de Rendimento Acadêmico (IRA) no curso de origem do aluno. Ou seja, quanto maior a média geral, mais chances de ser selecionado. Em caso de empate entre IRAs, o critério adotado vai levar em conta a maior carga horário do curso percorrida com aproveitamento pelo estudante.

Mudança de curso

Essa modalidade inclui a “mudança entre campi para curso de mesma nomenclatura”, “mudança de curso na mesma área (no mesmo campus ou entre campi)” e “mudança de curso (no mesmo campus ou entre campi)”. Será considerado para classificação dos candidatos o IRA geral atual, conforme constar no histórico escolar apresentado na inscrição em ordem decrescente. O critério para desempate será a maior carga horária do curso pretendido cumprida com aproveitamento pelo aluno.

Os alunos podem desistir da mudança de curso até o dia 1 de fevereiro de 2019, mediante formalização na Central de Atendimento de pedido de cancelamento da inscrição.

Se até a finalização do processo for verificada a perda de vínculo com o curso atual, como conclusão de curso, desligamento ou cancelamento, o pedido de mudança será indeferido.

Transferência de instituições de ensino superior (IES)

A categoria de transferência de IES engloba a “transferência de IES para curso de mesma nomenclatura” e a “transferência de IES para curso de mesma área”. A ocupação dessas vagas levará em consideração uma ordem de prioridade. Primeiramente, serão contemplados candidatos provenientes de outras instituições federais de ensino superior nacionais, seguidos de estudantes de IES nacionais públicas estaduais e municipais. Logo após, serão chamados candidatos de IES nacionais privadas, comunitárias, confessionais ou filantrópicas, que sejam bolsistas do Prouni. Depois desses, entram os candidatos de IES nacionais privadas, comunitárias, confessionais ou filantrópicas, que sejam beneficiados com bolsas pela instituição de origem ou contemplados pelo Fies, seguidos dos demais alunos.

O candidato deve estar atento, porque precisa indicar no formulário de inscrição em qual das categorias se enquadra. As vagas desta modalidade não preenchidas pelos candidatos da primeira categoria (alunos de universidade pública federal) serão destinadas aos candidatos da segunda (alunos de universidade pública estadual ou municipal) e assim por diante.

Caso haja mais candidatos que vagas na mesma prioridade, o critério para classificação será, em ordem decrescente, a nota geral no Enem. A nota deve ter sido obtida pelo candidato na edição indicada por ele no formulário de inscrição e deve ser de uma das últimas cinco edições do exame. Em caso de empate, as condições obedecem a ordem classificatória: maior nota na redação; maior nota na prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; maior nota na prova de Matemática e suas Tecnologias; maior nota obtida na prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias; e maior nota na prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias.

Ingresso para obtenção de outra graduação

Esse módulo de ingresso contempla “graduados, havendo cursado na UFJF, com aproveitamento, pelo menos 50% da carga horária total do curso pretendido” e “graduados em geral”. O critério para seleção e preenchimento das vagas será em ordem decrescente da nota geral no Enem, obtida pelo candidato na edição indicada por ele no formulário de inscrição e que deve ser das últimas cinco edições do exame.

Se houver empate, a classificação vai considerar a maior nota na Redação, seguida da maior nota na prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Depois, a maior nota na prova de Matemática e suas Tecnologias; a maior na prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias; e, por fim, a maior nota obtida na prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias.

Os candidatos às vagas do curso de Bacharelado em Música serão submetidos a uma avaliação de habilidade específica, conforme previsto no anexo 5 do edital.

Confira o Edital.

Outras informações: (32) 2102-3911 – Central de Atendimento
UFJF oferece 949 vagas ociosas nos dois campi
Entenda como funciona o preenchimento de vagas ociosas