A UFJF, ontem, foi alvo de manifestações de ódio. As expressões “morte a todos lgbts”, “morte aos gays” e “todo o viado é lixo”, dentre outras, acompanhadas da simbólica suástica, foram escritas no banheiro do prédio onde se localiza a Reitoria. Manifestações como essas têm sido encontradas, também, em outros ambientes da Universidade.

Estes fatos não são ocasionais ou isolados. As expressões e símbolos refletem o ódio e o irracionalismo que vêm se ampliando no contexto da disputa eleitoral, estimulados por discursos pouco afeitos à democracia e pelo crescente desrespeito à diferença que campeia pelo país, ataca as Universidades e ameaça a todos nós como cidadãos livres e portadores de direitos.

A UFJF repudia de forma veemente, conforme manifestações anteriores, as ações de intolerância e violência que têm sido a marca de setores da sociedade que não aceitam a igualdade, a diversidade e a racionalidade. As ações da UFJF se pautam pela defesa e fortalecimento dos mais profundos valores democráticos. Resistir ao retrocesso e à barbárie é uma tarefa essencial de uma instituição que tem como missão a formação cidadã e profissional e o desenvolvimento da ciência pautados no conhecimento crítico e humanista.

A UFJF lutará sempre para que a liberdade, a igualdade e a diversidade configurem-se como os componentes centrais de nossa sociabilidade. Ou a sociedade reage a esta onda de violência e intolerância ou seremos tragados por ela.