O Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) convida para a palestra “Participação Popular e Controle Social em Saúde: desafios e possibilidades”. A atividade será ministrada pela professora da Faculdade de Serviço Social, Sabrina Pereira Paiva, nesta quinta-feira, 18, às 16h, na Casa de Cultura.

O evento é gratuito e aberto à comunidade, sendo destinado especialmente aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), conselheiros de saúde, acadêmicos e profissionais da área da saúde. Não é necessária inscrição prévia e serão ofertados certificados de participação.

A professora da Faculdade de Medicina, Danielle Teles da Cruz, explica que a atividade é parte da série de debates intitulada “Debates em Saúde Coletiva”, promovida pelo Programa de Pós-Graduação em parceria com o Núcleo de Assessoria, Treinamento e Estudos em Saúde (Nates) e o Fórum Popular pela Saúde de Juiz de Fora. “O objetivo é celebrar os 30 anos da criação do nosso SUS. Nossa Constituição Cidadã trouxe em seu bojo um marco ético e civilizatório: a formalização de um sistema público de saúde universal, igualitário, de qualidade e gratuito. O SUS é pautado pelos princípios de solidariedade, emancipação e justiça social e tem como bandeira de luta a defesa de que saúde é democracia, democracia é saúde.”

Danielle acrescenta que a intenção também é manter o diálogo da Universidade com os diversos atores sociais responsáveis por configurar o SUS. “Os debates estão acontecendo mensalmente, na perspectiva de oxigenar os princípios da Reforma Sanitária e a garantia da saúde como um direito de todos e um dever do Estado. Diante da conquista desses 30 anos institucionais do SUS e cerca de 40 anos de luta de movimentos sociais de mulheres e homens que teceram o processo da Reforma Sanitária Brasileira, acreditamos ser de fundamental importância que tenhamos um olhar afetuoso e comemorativo, mas também um olhar crítico e reflexivo diante dos avanços, obstáculos e ameaças ao SUS.”

A Casa de Cultura da UFJF fica na avenida Barão do Rio Branco 3372, Centro.

Outras informações: ppg.saudecoletiva@ufjf.edu.br / (32) 2102-3830 (ramal 200 ou 218)