O Fórum de Diversidade da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) realiza a primeira reunião ordinária nesta quarta-feira, 10, às 14h, no Auditório 1 do Centro de Ciências, no campus de Juiz de Fora. Na ocasião, serão elaborados o calendário de reuniões e o regimento interno da instância deliberativa. Instaurado no final do mês de agosto, o Fórum de Diversidade é composto por professores, técnico-administrativos em educação (TAEs), estudantes e terceirizados da Universidade, além de integrantes de movimentos sociais externos à instituição.

O diretor de Ações Afirmativas, Julvan Moreira de Oliveira, ressalta que caberá ao Fórum de Diversidade a elaboração da Política de Ações Afirmativas da  UFJF. “Um fórum é a reunião periódica de um grupo de pessoas em assembleia, visando ao debate de temas em comum. As representações eleitas dos diversos segmentos  definirão o calendário de encontros do Fórum e a metodologia de trabalho a ser adotada para a construção democrática e participativa da Política de Ações Afirmativas da UFJF.”

Oliveira explica que ações afirmativas são políticas públicas feitas pelo Estado, instituições ou iniciativa privada com o objetivo de corrigir desigualdades presentes na sociedade, acumuladas ao longo do tempo. “Uma ação afirmativa busca oferecer igualdade de oportunidades a todas e todos, revertendo representações negativas e combatendo preconceitos e discriminações.”

Saiba mais:

Conferência de Kabengele Munanga abre Fórum de Diversidade
UFJF instaura Fórum da Diversidade
Ações Afirmativas recebe inscrições para Fórum da Diversidade
Ações Afirmativas traz Kabengele Munanga à UFJF

Outras informações: (32) 2102-6919  (Diretoria de Ações Afirmativas – Diaaf) / acoesafirmativas@ufjf.edu.br