Decisão contempla as áreas de Comunicação, Ciências Farmacêuticas e “Artes, Cultura e Linguagens” (Foto: via VisualHunt)

Os programas de pós-graduação em Comunicação, Ciências Farmacêuticas e Artes, Cultura e Linguagens da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) receberam, nesta sexta, 5, o anúncio da aprovação para implementar seus cursos de doutorado. A análise das propostas é realizada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Antes de enviadas, no entanto, estas foram discutidas internamente, na Câmara de Pós-graduação da UFJF e receberam apoio da Instituição, que forneceu recursos para contratação de pareceristas externos que sugeriram aperfeiçoamento das propostas antes do envio oficial.

A pró-reitora de Pós-graduação e Pesquisa, Mônica Ribeiro, afirma que a implementação dos cursos de doutorado é motivo de orgulho para a Universidade, já que representa a consolidação dos programas, coroando o bom desempenho dos cursos de mestrado. Ela ressalta, ainda, que esta aprovação é significativa diante do contexto atual brasileiro. “A Capes está sendo bastante exigente na avaliação das propostas porque cada curso novo representa um acréscimo em termos de fomento em recursos financeiros e bolsas. Uma aprovação nesse contexto é, mais do que nunca, um reconhecimento da qualidade das propostas”, explica.

Mônica garante que a UFJF planejou os recursos institucionais do próximo ano, ciente da possibilidade de aprovação dos cursos de doutorado. Portanto, os programas contarão com o suporte financeiro do Apoio à Pós-Graduação (APG) e das bolsas de Pós-Graduação. “Como já tínhamos enviado as propostas para a Capes, fizemos uma previsão de recursos para caso fossem aceitas. A Instituição está preparada para continuar dando apoio para os cursos novos e isso é motivo de grande alegria”, conta.

Maturidade e trabalho conjunto
A coordenadora do PPG em Artes, Cultura e Linguagens, Maria Claudia Bonadio, acredita que a aprovação do doutorado mostra a maturidade do programa e o trabalho de seu corpo docente, seus alunos e servidores técnicos-administrativos em Educação (Taes). “Tivemos um empenho de todos para alinhar nossa produção de forma coerente com as linhas de pesquisa e um grande esforço conjunto para a elaboração da Proposta de Cursos Novos, iniciado pelo professor Luís Alberto Rocha Melo, antigo coordenador. Ressaltamos que essa aprovação é um desdobramento da nota 4, obtida logo na segunda avaliação da Capes, que também mostra um boa produção não só dos docentes, mas dos discentes e egressos que continuaram publicando.” Maria Claudia destaca ainda o esforço de internacionalização do programa, que mantém acordo com a International Master in Audiovisual and Cinema Studies (Imacs).

O coordenador do PPG em Ciências Farmacêuticas, Ademar Alves da Silva Filho, considera o trabalho conjunto a razão primordial para a aprovação do doutorado. “Professores, alunos, Taes, coordenações anteriores, o apoio da Faculdade de Farmácia e da Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa foram essenciais para esse crescimento conjunto. Sem o incentivo conjunto, a proposta não seria aprovada.” Ele ressalta ainda a conquista da nota 4 pelo programa e a melhoria geral em todos os indicadores de avaliação.

A coordenadora do PPG em Comunicação, Gabriela Borges, lembra que esta é a terceira vez que o programa submete a proposta de criação do curso de doutorado à Capes e informa que, nos últimos dois anos, foram feitas reestruturações no programa, com mudança nas linhas de pesquisa, melhora na produção científica docente e contratação de uma professora visitante, com o objetivo de garantir a implementação do curso. “Estamos muito contentes com esse resultado. Os dois últimos anos foram de muito trabalho para conseguirmos esse modelo de currículo que também é bastante inovador. Vamos disponibilizar disciplinas que fomentam a atividade dos grupos de pesquisa, tão importantes para qualquer programa de pós-graduação. Estamos bastante empolgados com a oportunidade de atender a demanda reprimida pelo doutorado em Comunicação.”