A tecnologia consiste basicamente de uma placa de circuito que fica acoplada no ar-condicionado. Controlada por um programa, ela permite determinar os horários de acionamento e desligamento do equipamento pela internet. (Foto: Sebastião Junior)

Leve, barato e muito eficiente quando o assunto é economia de energia elétrica. Estas são as principais características de um equipamento desenvolvido pelo engenheiro mecânico e técnico administrativo do campus da Universidade Federal de Juiz de Fora em Governador Valadares (UFJF-GV) Erick Campos. O dispositivo, resultado de uma parceria com servidores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG), permite gerenciar aparelhos de ar condicionado por meio da internet, programando seus horários de acionamento e desligamento.

A iniciativa
Erick explica que a ideia surgiu em 2016, após participação em um congresso sobre softwares livres e tecnologias abertas. “Foi apresentado o estágio atual da tecnologia disponível para a incorporação da internet das coisas no cotidiano e tudo pareceu muito mais acessível do que eu imaginava.” Morador de Governador Valadares, cujo calor faz com que o ar-condicionado seja, ao mesmo tempo, necessário e altamente dispendioso energeticamente, ele considerou muito benéfico um dispositivo que evitasse desperdícios, como os que ocorrem quando o aparelho é mantido ligado desnecessariamente.

Mas o projeto só começou a ganhar forma mesmo no final de 2017, quando em conversa com Valcimar Andrade, professor do IFMG, campus Governador Valadares, Erick percebeu um problema comum às duas instituições: aparelhos de ar condicionado em funcionamento nas salas de aula mesmo após o término das atividades. Como outras tecnologias similares, além do alto custo, não possuíam as funcionalidades desejadas, os dois decidiram desenvolver um equipamento sob medida. E de lá para cá, o projeto – que se transformou em uma espécie de hobby para os dois – já passou por várias fases e contou com vários colaboradores, como o técnico administrativo Ronaldo Roque e a estudante de Engenharia de Produção Thaís Amaral, ambos do IFMG.

A chave para o funcionamento do dispositivo está no código de programação desenvolvido pela equipe do projeto, que ampliou as funcionalidades da placa. (Foto: Sebastião Junior)

Atualmente, dois aparelhos funcionam de forma experimental em Valadares, um na sede administrativa da UFJF e o outro no prédio do IFMG. Trata-se de uma placa de circuito simples, como várias que vemos no mercado, que fica acoplada no ar-condicionado. O segredo está no código de programação desenvolvido pela equipe do projeto. Ele transformou as limitações físicas da placa e ampliou as possibilidades de sua utilização. Graças a isso, os equipamentos aos quais o circuito está acoplado vêm sendo desligados automaticamente todos os dias e no mesmo horário. “Conseguimos nosso primeiro passo em direção a automação total”, comemora Erick.

O principal objetivo agora é aperfeiçoar a interatividade entre o dispositivo que fica no ar-condicionado e a parte gráfica do sistema. Um importante passo já foi dado no dia 17 do último mês de agosto, quando a equipe conseguiu a comunicação da interface do programa com a placa que fica dentro da rede da UFJF-GV.

Vantagens em relação a outras tecnologias
O baixo custo e a flexibilidade são os principais diferenciais do equipamento desenvolvido pelos servidores. Enquanto ele custa aproximadamente R$100 e pode ser facilmente adaptado às necessidades das duas instituições, outras tecnologias semelhantes disponíveis no mercado, além de valerem até dezenas de milhares de reais, não podem ser modificadas.

Mas a redução no consumo de energia elétrica é a grande contribuição do projeto. A UFJF utiliza atualmente em Governador Valadares cerca de 120 aparelhos de ar condicionado, que consomem, cada um, entre R$3 e R$7 por hora de uso. Sincronizados com o dispositivo, eles poderão ser programados para ligar e desligar automaticamente de acordo com os horários das aulas, o que pode representar uma economia de R$360 para cada hora que permanecerem ligados desnecessariamente.

A intenção da equipe é liberar o uso do equipamento, para que outras instituições, principalmente as públicas, também sejam beneficiadas pela tecnologia.

Grupo de trabalho do campus incentiva projetos inovadores
Desde abril do último ano, o campus da UFJF em Governador Valadares conta com um grupo de trabalho dedicado a estimular iniciativas como a de Erick Campos. O GT-Inovação surgiu da necessidade de se organizar discussões e ações que envolvam propriedade intelectual, inovação, empreendedorismo e transferência de tecnologia. Composto por docentes e técnicos administrativos de diversas áreas da universidade, seu principal objetivo é ampliar o impacto do ensino, da pesquisa e da extensão em favor do desenvolvimento do campus e da sociedade. Qualquer servidor interessado em uma dessas temáticas pode participar.

Até o fim este ano, o grupo quer se dedicar à organização e difusão de suas ações. Para isso, prevê a realização de seminários e reuniões com as unidades da UFJF-GV. A expectativa, segundo o coordenador-geral do GT, Hilton Manoel, é que “empreendedorismo e inovação, que são questões transversais a qualquer área ou curso, possam se tornar uma das frentes estratégicas de desenvolvimento do campus.” Ainda, segundo ele, projetos como o do servidor Erick “dão significado real à necessidade de se discutir e fomentar ações de inovação” em Governador Valadares.