Encontro reuniu gerências do campus GV e representantes da PM e Sindicato.

Em reunião realizada nesta terça, 11, a equipe gestora do campus GV da UFJF, representantes da Polícia Militar (PM), do Sindicato dos Técnico-Administrativos em Educação (Sintufejuf) e da empresa de segurança do campus discutiram ações em prol da segurança coletiva nos espaços ocupados pela Universidade em Governador Valadares. Segundo o diretor-geral Peterson Andrade, o objetivo é reforçar a segurança e a vigilância nas instalações utilizadas pela comunidade acadêmica.

Representantes da Polícia Militar de Governador Valadares, os Tenentes Gilson e Gomes foram convidados pela direção-geral da UFJF-GV para iniciar um diálogo entre as instituições, no sentido de promover melhorias nas condições de utilização das unidades. “Com a reunião, ficou definido que faremos visitas preventivas para verificar pontos vulneráveis, e também vamos realizar palestras educativas com os funcionários e comunidade acadêmica. A intenção é aumentar o diálogo entre a PM, os coordenadores de unidade e os responsáveis pela segurança”, destacou Gilson. Na ocasião, o Tenente reforçou o meio de contato entre a sociedade e a Polícia: “O 190 é o contato direto da PM, funciona 24 horas, e a todo momento pode e deve ser acionado por qualquer funcionário ou estudante. Pretendemos ter uma proximidade ainda maior entre a PM e a UFJF-GV”.

Representantes da Polícia Militar repassam orientações de segurança.

Peterson destaca que as orientações são indispensáveis para a adoção de medidas de prevenção e para uma rápida comunicação em possíveis problemas. “Estamos engajados em buscar todas as alternativas possíveis para uma maior segurança, e por isso a Polícia Militar será uma aliada nestas estratégias e soluções”. O diretor-geral da UFJF-GV reforça ainda que a Direção de Segurança da UFJF estará em Governador Valadares na próxima semana para a elaboração de um plano de segurança, conforme previsto no Plano de Desenvolvimento Institucional da Instituição.

Segundo a representante do Sintufejuf em GV, Isadora Camargos, a segurança no trabalho deve ser encarada como um investimento em recursos humanos e patrimoniais. “O sindicato entende como relevante a reunião, para avaliar e identificar as possíveis situações e fatores de risco, utilizando alguns métodos e ferramentas, e realizar um trabalho de controle para que as chances de incidentes sejam minimizadas e até zeradas”.