Projetos artísticos e culturais dos próprios alunos poderão ser contemplados no edital (Foto: Caique Cahon)

Uma nova modalidade de bolsas criada pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) irá contribuir para fomentar a produção artística e cultural da instituição e de toda a cidade. Por meio da Pró-reitoria de Cultura, 91 oportunidades serão abertas no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Artística (Pibiart). As bolsas serão destinadas à realização de projetos de autoria de alunos e professores da UFJF.

As inscrições para os processos seletivos e a entrega dos projetos serão feitas na sala da Pró-reitoria de Cultura, no campus Juiz de Fora, a partir do dia 17 de setembro, de segunda a sexta, das 8h às 18h, até 5 de outubro. As 91 bolsas, no valor de R$ 370,00, terão duração de até 12 meses e serão distribuídas em três categorias: Projetos Artísticos-Culturais; Grupos Artísticos e Mediação Artística.

Para a pró-reitora de Cultura, Valéria Faria, o programa virá para fortalecer a cena artística e cultural da cidade. “O Pibiart é uma importante ferramenta de promoção da cultura em todos os âmbitos. Tanto na formação dos novos agentes culturais, que são nossos estudantes, quanto para a sociedade que poderá desfrutar dos resultados dos projetos idealizados por eles”, afirma.

Projetos Artísticos-Culturais

Nesta categoria, 36 bolsas serão ofertadas diretamente a estudantes de graduação de qualquer curso, que poderão apresentar uma proposta artística ou cultural, aplicada a projetos de todas as linguagens artísticas, com a orientação de um professor responsável.

No formulário de inscrição, o estudante deverá apresentar a descrição do projeto, a fundamentação teórica, a metodologia, os objetivos e as metas, além do impacto da realização do projeto em sua formação e a relação da proposta com a sociedade abordando seu impacto social, e ainda um plano de trabalho, juntamente com a indicação e concordância do orientador.

Grupos Artísticos

Essa categoria subdivide-se em dois subgrupos: Grupos Artísticos da UFJF e Grupos Artísticos da UFJF/Procult. No primeiro grupo, coordenadores de Grupos Artísticos com atuação comprovada há, no mínimo, um ano no âmbito acadêmico podem pleitear bolsas para projetos de finalidade artística/cultural em linguagens variadas: artes visuais, música, teatro, audiovisual e dentre outras. O docente deve apresentar seu projeto e atestar o vínculo da iniciativa com a UFJF.

Para os Grupos Artísticos da UFJF serão destinadas 10 bolsas. O professor-proponente pode pleitear as bolsas, que serão destinadas aos alunos participantes do projeto em atividades específicas. Ao proponente caberá a seleção dos discentes, de acordo com os moldes e formulários indicados pelo edital Pibiart, disponíveis na página da Pró-reitoria de Cultura.

À categoria Grupos Artísticos da UFJF/Procult, serão destinadas bolsas para atender os grupos mantidos pelo órgão, cuja seleção se dará por seus coordenadores/regentes. Ao todo serão ofertadas 20 vagas nessa categoria que abrange o Coral da UFJF, o Coro Pró-Música, a Orquestra Pró-Música, a Orquestra de Jazz Pró-Música e a Orquestra Sinfônica, dentre outros.

Mediação em Artes

Esta modalidade pretende levar até a comunidade a experiência adquirida pelos graduandos durante a formação acadêmica. Instalada na Escola de Artes Pró-Música/UFJF, cuja sede ainda será definida, os candidatos contemplados serão responsáveis por ministrar aulas para o público em geral, de diversos gêneros artísticos: teoria musical, instrumentos musicais, bem como em linguagens visuais. O processo seletivo será divulgado em breve, em edital próprio, conduzido pela coordenação da Escola. A modalidade Mediação em Artes será responsável por 25 bolsas.

A categoria Mediação em Artes irá possibilitar aos acadêmicos o contato com a comunidade (Foto: Twin Alvarenga)

A Escola de Artes Pró-Música/UFJF é uma proposição do Centro Cultural Pró-Música/UFJF, incorporado à UFJF em 2010. Com finalidade pedagógica, a Escola busca democratizar e ampliar o acesso à cultura atendendo a necessidade da população, carente de uma instituição que ofereça formação nos diversos campos da arte, de forma facilitada e com baixo custo, e dará aos graduandos, através da Bolsa de Mediação em Artes, a experiência no contato com a comunidade.

Marcus Medeiros, supervisor do Centro Cultural Pró-Música/UFJF e responsável por coordenar a Escola de Artes Pró-Música, considera o programa um instrumento eficiente de fortalecimento da cultura. “O apoio que a bolsa Pibiart fornece tem um efeito multiplicador enorme. A bolsa dá condições para que as ações artísticas elaboradas dentro da Universidade cheguem até a sociedade. É uma ponte entre a produção acadêmica e a nossa cidade”.

O edital e a resolução do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Artística (Pibiart), assim como os editais e formulários necessários para a inscrição do projeto, estão disponíveis na página da Pró-reitoria de Cultura.

Serviço

Lançamento do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Artística

Inscrições: 17/09 a 05/10/2018

Avaliação pela comissão: 08 e 09/10/2018

Divulgação do Resultado: 09/10/2018

Interposição de Recursos: 10 a 11/10/2018

Divulgação do Resultado Final: 15/10/2018

Entrega do termo de compromisso do bolsista: 16 a 30/10/2018

Outras informações: 2102-3964 (Pró-reitoria de Cultura)

www.ufjf.br/procult/pibiart/