Reitorado ouviu demandas específicas de servidores que trabalham à noite (Foto: Alice Coêlho/UFJF)

Reitorado ouviu demandas específicas de servidores que trabalham à noite (Foto: Alice Coêlho/UFJF)

O reitor da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Marcus Vinicius David, acompanhado de membros da Administração Superior, esteve novamente na unidade Santa Catarina do Hospital Universitário (HU), nesta quarta-feira, 12, para apresentar o planejamento estratégico para os próximos dois anos de gestão. A equipe já havia estado no hospital nessa terça, 11, com o mesmo propósito.

Marcus David apresentou as ações fundamentais realizadas nos dois primeiros anos de gestão, destacando a busca pelo saneamento orçamentário e financeiro, a retomada de obras paralisadas e os esforços para a reorganização interna da Universidade, diante de um ambiente de crise política e econômica encontrado em 2016. “Usando recursos próprios e resgatando créditos orçamentários, conseguimos atravessar esses dois anos e temos projeção de enfrentar bem 2019. Retomamos obras como o prédio da Faculdade de Comunicação, a Moradia Estudantil, o complexo da Faculdade de Educação Física, o Centro de Ciências. Estamos com dois projetos sendo desenvolvidos pela Pró-reitoria de Infraestrutura para retomarmos a obra do HU. Realizamos mais de 60 reuniões do Conselho Superior, aprovando 22 resoluções estruturantes como o regimento para o funcionamento do Conselho Setorial de Extensão, o novo organograma, o regimento para o campus de Governador Valadares, as relações com as fundações de apoio e um conjunto de normas sobre o trabalho na UFJF.”

Após a etapa de arrumação, Marcus David evidencia a necessidade de ser dado um novo passo na UFJF. “Precisamos de um plano para um salto de qualidade acadêmica para a Universidade, que conte com o apoio de todos os trabalhadores, incluindo cada um daqueles que atuam no Hospital Universitário.”

O pró-reitor de Planejamento, Orçamento e Finanças, Eduardo Condé, apresentou as macropolíticas da Universidade, suas dimensões intervenientes e de sustentação, apresentando os objetivos para cada uma das áreas. “Cada ação proposta no plano de ação tem uma vinculação orçamentária definida. Todas as proposições têm orçamento para serem executadas. Estamos projetando todas as ações para serem feitas ainda em 2019.”

A vice-reitora Girlene Silva apresentou as propostas de metas a serem cumpridas nos próximos dois anos de gestão, lembrando a necessidade de se fortalecer a função social da Universidade. “Na graduação, precisamos elaborar e implementar uma política de acompanhamento acadêmico dos estudantes, para darmos conta da permanência. Na área da extensão, que é um mecanismo importante da vinculação da Universidade com a sociedade, temos como metas a curricularização e a criação de um marco regulatório da extensão. Na área da pesquisa e da pós-graduação, fortalecer os canais de publicação e no ramos das ações afirmativas, enfrentar no conjunto da Universidade a questão do assédio, que é um problema de todos nós.”

Os membros da Administração Superior ouviram demandas específicas dos servidores do hospital, e responderam a questionamentos sobre insalubridade, adicional noturno e hora noturna. O reitor Marcus David salientou a importância de ouvir a comunidade acadêmica. “Para nós é muito importante estar atentos a tudo o que escutamos. Vamos procurar identificar os problemas levantadas e, caso sejam percebidos erros em qualquer uma das questões, vamos procurar corrigi-los. Precisamos reconhecer a importância que cada trabalhador têm para a Universidade.”