A ossada será utilizada em aulas práticas e estudos científicos anatômicos. (Foto: divulgação)

Um esqueleto humano não identificado foi doado pelo Instituto Médico Legal (IML) da Polícia Civil de Minas Gerais ao campus de Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV). A entrega aconteceu na última sexta-feira, 17, em cerimônia simbólica realizada na sede da 8ª Região Integrada de Segurança Pública (RISP). O material vai ser utilizado pelo Instituto de Ciências da Vida (ICV) da UFJF-GV.

Segundo o diretor do ICV, Ângelo Denadai, a ossada é “importante para a formação dos estudantes dos cursos da área da saúde, que serão beneficiados durante as aulas práticas e estudos científicos anatômicos.”

Também presentes à cerimônia, os professores Kennedy Oliveira e Fabíola Reis, ambos do ICV, destacaram a contribuição da doação para a universidade. De acordo com Kennedy, a ossada, classificada por ele como “inestimável material biológico”, além de outras partes de cadáveres que possam ser futuramente doados à UFJF-GV, “permitem o desenvolvimento de pesquisas fundamentadas em anatomia humana e outras disciplinas relacionadas.”

Já Fabíola fez questão de ressaltar que, além de doações como a do IML, “o cidadão pode doar o seu corpo em vida para fins científicos (ensino e pesquisa), deixando um legado para a ciência e para a humanidade, pois este material será importante para avanços na medicina e treinamento e formação de profissionais da área da saúde.”

O diretor do IML, Márcio Do Val, reforçou a importância da parceria entre o instituto e a universidade e propôs a disponibilização de espaços no órgão para estágios de alunos do campus.