Encontro reuniu representantes da Secretária de Saúde e da UFJF-GV. (Foto: Gabriella Ramos)

Em reunião realizada nesta quinta, 16, representantes da UFJF-GV e da Secretaria Municipal de Saúde debateram parcerias e demandas relacionadas aos projetos da área da saúde já realizados em conjunto pelas duas instituições. Participaram do encontro o diretor-geral do campus avançado, Peterson Andrade, docentes do Instituto de Ciências da Vida da UFJF-GV e ainda integrantes do núcleo gestor da Secretaria Municipal de Saúde de GV, Erika Barbosa e Maria do Carmo Oliveira.

Durante a reunião, a vice-diretora do ICV, Waneska Alves, expôs alguns dos projetos realizados por estudantes e professores dos cursos da Saúde junto à população valadarense. Ela citou também os projetos de extensão da Universidade, que levam serviços aos cidadãos e ainda colaboram na formação profissional dos discentes.

Além das ações de Ensino, Pesquisa e Extensão apresentadas no encontro, o diretor-geral da UFJF-GV apresentou o número de atendimentos feitos pelos estudantes, bem como as expectativas para o aprimoramento permanente dessa integração entre instituições. “Atuamos na formação profissional e na qualificação da assistência com projetos e atividades na rede de atenção à saúde. Em breve, o grupo de docentes do ICV organizará uma mostra da integração Ensino-Serviço para apresentarmos para a sociedade as atividades e resultados alcançados”, destacou. Ainda segundo Peterson, “a aproximação com os gestores municipais é indispensável para uma melhor articulação interfederativa e interinstitucional, que promove o aprimoramento permanente da formação e atenção à saúde”.

Docente do Departamento de Farmácia, Simone Araújo apresentou o projeto Farmácia Viva, construído a partir da parceria entre a UFJF-GV e o serviço de Saúde de Governador Valadares. A professora destacou a importância da atuação da Universidade no fomento ao desenvolvimento do Sistema Único de Saúde em GV. “A Farmácia tem inserção em vários pontos da rede de saúde, como a atenção primária, o Hospital e o Laboratório de Análises Clínicas. Temos vários professores e estudantes envolvidos nas ações do serviço de saúde. Com o Farmácia Viva, há previsão de bolsas para estudantes da graduação e profissionais de saúde, o que vai possibilitar trazer pessoal qualificado para GV para contribuir com a formação dos profissionais da rede”.

Estavam presentes também as docentes Larissa Bonomo, do Departamento de Farmácia, e Nizia Araújo, do Departamento de Nutrição da UFJF-GV.