Para André Aprigio, as cidades devem ocupar papel de protagonistas no desenvolvimento

Discutir alternativas para atração de investimentos e melhorias na prestação de serviços públicos é um dos principais objetivos do I Seminário de Diplomacia das Cidades da Zona da Mata Mineira. O evento será realizado nesta quinta-feira, dia 9, às 18h, no Centro de Ciências da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A participação dos interessados é gratuita e não há necessidade de inscrição.

O tema do encontro “Paradiplomacia: disrupção para tornar as cidades mais inteligentes” será apresentado pelo cientista político, convidado pela UFJF, André Aprigio. Ele fará uma abordagem dos aspectos teóricos e das melhores práticas em internacionalização das cidades. Também serão analisadas as possibilidades de conciliação dos interesses do setor público e dos empresários.

A organização do Seminário é da Agência de Desenvolvimento de Juiz de Fora e Região (ADJFR) e a palestra de André Aprigio só foi possível graças a sua participação no Global July da UFJF. O pesquisador está atualmente ministrando no programa o curso “Career in Business Administration” em conjunto com a professora da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis (FACC) da UFJF, Lívia Almada.

“Esta discussão sobre paradiplomacia é pioneira na Zona da Mata. O André a vem promovendo no Nordeste e em São Paulo, onde ele reside, então estava bastante ansiosa no sentido de trazê-la para cá e de termos este desenvolvimento aqui na região”, afirma Lívia.

A iniciativa surge no momento em que as fontes de recursos federais têm se tornado escassas e os municípios dependem, cada vez mais, de criatividade. Ao mesmo tempo, a globalização tem transformado as práticas diplomáticas e alterado o papel das cidades no cenário global.

Aprigio é cientista político, consultor e membro colaborador do Centro de Investigação em Ciência Política (CICP), em Portugal. Foi pesquisador visitante no Instituto de Relações Internacionais da Universidade de São Paulo (IRI/USP), onde realizou doutorado sanduíche entre os anos de 2016 e 2017, em cooperação com a Universidade do Minho, de onde também possui o grau de mestre e o título de especialista em Relações Internacionais. É palestrante e autor do livro referência no tema Paradiplomacia e Interdependência: as cidades como atores internacionais.

Parceria para o desenvolvimento da região

Para o diretor de Inovação da Universidade, Ignacio Delgado – que também dirige o Comitê Interno de Relações Internacionais da ADJFR – a UFJF adquire papel central na tentativa de fazer com que os agentes econômicos regionais despertem para as potencialidades da paradiplomacia.

“A ADJFR, que é parceira da UFJF, possui o propósito de articular diferentes atores regionais para buscar a dinamização da economia do entorno de Juiz de Fora com projetos estratégicos e outras iniciativas. A Universidade é um centro de produção de conhecimento que envolve interação com a ordem global e, fundamentalmente, somos parceiros das empresas e agentes econômicos regionais para aumentar a competitividade da nossa economia. Uma das formas de fazer isso é buscar caminhos para sua maior inserção no mercado internacional”, argumenta.

A Agência de Desenvolvimento de Juiz de Fora e Região (ADJFR) é uma Organização Não Governamental (ONG) sem fins lucrativos que, desde 1997, tem colaborado para o fomento e intermediação do crescimento socioeconômico na cidade e demais localidades da Zona da Mata e Vertentes.