Os docentes da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) poderão submeter suas propostas para o edital “Territórios educativos da graduação” até o dia 13 de agosto. O prazo, que terminaria nesta segunda-feira, 6, foi estendido para ampliar a participação dos interessados. As propostas devem ser protocoladas na Central de Atendimento do campus Juiz de Fora, que funciona das 8h às 20h de segunda a sexta-feira.

Poderão ser aprovadas até 120 viagens para este segundo semestre de 2018. O resultado será divulgado na página da Prograd no dia 20 de agosto, a partir das 17h. O docente que tiver sua proposta aprovada deve efetuar o cadastro da mesma no Sistema de Concessão de Diárias e Passagens (SCDP) e no Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (SIGA).

Edital inédito 

Por meio de um edital inédito, o Programa Territórios Educativos disponibilizará irá fomentar viagens técnicas e trabalhos de campo em ambientes externos. Serão 120 viagens por ano para que professores potencializem a aprendizagem de seus alunos através da imersão e da vivência em diferentes contextos formativos.

A iniciativa é da Pró-reitoria de Graduação (Prograd) e foi aprovada pelo Conselho Superior da instituição. Empresas, museus, parques, acidentes geográficos, monumentos e ocupações são exemplos de elementos educativos que podem enriquecer a experiência acadêmica dos estudantes, como aponta o pró-reitor adjunto de Graduação, Cassiano Caon Amorim. “O que está nos nossos currículos da graduação é o que acontece no mundo. A ideia do edital é permitir que os estudantes olhem o mundo com uma visão orientada pelos professores da disciplina.”

As 120 viagens por ano serão divididas em quatro categorias, de acordo com a distância ao local visitado. São 50 viagens de até 100 km, 40 viagens de até 200 km, 20 viagens de até 500 km e dez viagens de até 1000 km – todas com referência na cidade de Juiz de Fora e levando em conta o percurso de ida e volta.

As viagens devem ocorrer dentro do período letivo, possuir relação com o plano de ensino da disciplina ministrada pelo professor responsável, ocorrer entre segunda-feira e sábado e não ultrapassar quatro dias de afastamento. Exceções devem ser justificadas para análise.

As excursões também podem ser interdisciplinares, se for possível integrar os conteúdos trabalhados. Em casos de turmas pequenas, é possível juntar turmas de um mesmo professor, de acordo com o número de vagas do veículo escolhido. Dentre as opções há ônibus, com capacidade de até 46 passageiros; micro-ônibus com 26 lugares; e dois tipos de vans, com capacidade para até 20 ou 15 pessoas. Os professores receberão diárias conforme a distância da viagem.

De acordo com a pró-reitora de Graduação Maria Carmen Simões, o edital surgiu a partir de uma grande demanda identificada no setor. “As unidades sempre nos consultava sobre a possibilidade de viagens em atividades acadêmicas e nós ainda não tínhamos isso sistematizado.” A proposta foi entendida pelo Conselho Superior como “uma estratégia interessante para o desenvolvimento dos alunos e das atividades do corpo docente”, comentou.

Outras informações: (32) 2102-3754 (Pró-reitoria de Graduação)