WhatsApp Image 2018-07-04 at 14.25.05

Coletivo Urbano recebeu calouros em dia de matrícula. (Foto: Sebastião Júnior)

Cerca de 90 calouros são esperados nesta quarta e quinta, 4 e 5, para as matrículas dos aprovados no campus avançado da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV) para o segundo semestre letivo de 2018. O procedimento é obrigatório e válido para aqueles que fizeram a matrícula on-line no prazo determinado. As matrículas acontecem no Pitágoras, das 13h30 às 15h30. Os calouros são recebidos por integrantes das atléticas dos cursos e também pelo Coletivo Urbano, grupo formado por jovens com objetivo de fornecer aos estudantes recém-chegados em Governador Valadares informações sobre a cidade e a vida na universidade.

Nesta quarta, realizaram matrícula os aprovados para Administração, Ciências Contábeis, Direito, Nutrição e Odontologia. Para esta quinta, são esperados os calouros de Educação Física, Fisioterapia, Ciências Econômicas, Farmácia e Medicina. É importante estar atento ao dia e horário de matrícula referente ao curso em que foi aprovado. Confira nos cronogramas para Sisu e Pism no site da Coordenadoria de Assuntos e Registros Acadêmicos (Cdara).

Sidnei posa com o Camelo, mascote do curso de Direito da UFJF-GV. (Foto: Sebastião Júnior)

Lóren Campos de Abreu Reis, moradora de Tocantins-MG, cidade a 420 quilômetros de GV, agora se prepara para ingressar no curso de Fisioterapia. Ela conta que sempre quis fazer um curso de Saúde: inicialmente pensou em fazer Fisioterapia por causa de um primo que é formado na área, mas depois que a irmã se formou em Odontologia na UFJF-GV, mudou de ideia. “Estou ansiosa para saber como vai ser o curso”. E já pensa na especialização: “quero me especializar em cirurgia”.

Ansioso para o início de sua segunda graduação, Sidnei Alves da Silva agora se prepara para integrar o time do curso de Direito. O calouro de 36 anos já possui graduação em Biologia, e é natural de Conselheiro Pena, a cerca de 100km de Governador Valadares.  Ele se formou no ano passado com a intenção de fazer pesquisa, mas acabou parando na sala de aula. Como ele sempre resolveu as questões burocráticas na empresa da irmã, foi incentivado por ela a fazer Direito, mas foi só esse ano que decidiu de vez fazer o curso. “Eu já tinha feito o Enem o ano passado e agora, na segunda chamada do Sisu, resolvi entrar”, afirmou. Com relação à expectativa, disse: “Não é algo que imaginei, que planejei, mas são cinco anos de estudo e estou muito ansioso”.

No site da Cdara é possível encontrar as orientações e a documentação necessária para efetivação de matrícula. Todos os aprovados devem levar preenchidas, a ficha cadastral e demais formulários e declarações referentes ao seu grupo que estão disponibilizadas nas abas Sisu Pism.