Os alunos que concluem curso na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) no campus sede e em Governador Valadares, no segundo semestre deste ano ou no primeiro semestre de 2019, devem se atentar para o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Os cursos que participam desta edição são: Jornalismo, Serviço Social, Psicologia, Design e Turismo, oferecidos pelo campus de Juiz de Fora; Economia, Administração, Ciências Contábeis e Direito, oferecidos pelos dois campi.

De acordo com a diretora de Avaliação Institucional da UFJF, Michèle Farage, é fundamental que o aluno esteja a par das datas e procure a coordenação de seu curso para participar, no intuito de que não haja imprevistos. “Se o aluno estiver em situação irregular perante o Enade não há possibilidade de colar grau, pois é como se estivesse devendo uma disciplina ao curso, ou seja, não terá acesso ao diploma. Portanto, é de suma importância que o aluno faça a prova, uma vez que é obrigatória.”

Michèle ressalta que a necessidade da participação do aluno vai para além da disponibilização de diploma. “As notas e demais quesitos de avaliação do Enade, assim como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), representam 75% das notas de avaliação dos cursos”.

Tire suas dúvidas:

Quais cursos serão avaliados pelo Enade 2018?

Jornalismo, Serviço Social, Psicologia, Design, Turismo, Economia, Administração, Ciências Contábeis e Direito, com cursos dois dois campi da Instituição.

Qual período de inscrição?

As inscrições, que são feitas pelos coordenadores de curso, podem ser feitas entre os dias 2 de julho e 31 de agosto. O estudante deve ficar atento junto às coordenações, neste período, verificando se há alguma pendência quanto à sua inscrição no Enade. Cabe ressaltar que essa inscrição apenas não garante o cumprimento da exigência do Inep. O aluno deve, de fato, realizar a prova e preencher o Questionário do Estudante.

Quando acontece a prova?

As provas serão aplicadas no dia 25 de novembro.

O que acontece com o estudante que não fizer a prova?

O aluno que não cumprir com as exigências do Inep não colará grau e, consequentemente, não receberá diploma e histórico escolar.

Qual o objetivo do Enade?

O objetivo é avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos de graduação, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, além do nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial, integrando o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

Esses resultados, aliados às respostas do Questionário do Estudante, constituem-se insumos fundamentais para o cálculo dos indicadores de qualidade da educação superior: Conceito Enade, Conceito Preliminar de Curso (CPC) e Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC), conforme legislação específica. Esses indicadores mensuram a qualidade dos cursos e das instituições do país, sendo utilizados tanto para o desenvolvimento de políticas públicas para a educação superior quanto como fonte de consultas pela sociedade.

O que é o Enade

O Enade avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação, em relação aos conteúdos programáticos, habilidades e competências adquiridas em sua formação. O exame é componente curricular obrigatório. A primeira aplicação do Enade ocorreu em 2004 e a periodicidade máxima da avaliação é trienal para cada área do conhecimento.

Outras informações: (32) 2102-3915 – Diretoria de Avaliação Institucional