Integrantes do projeto de extensão “Educação continuada em saúde: ações de prevenção, promoção e controle da hanseníase em comunidades de alto risco” (Foto: Divulgação)

A convite do Programa de Saúde da Família Asteca (PSF), estudantes dos cursos de Medicina, Farmácia e Nutrição do campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV) e integrantes do projeto de extensão “Educação continuada em saúde: ações de prevenção, promoção e controle da hanseníase em comunidades de alto risco” participaram no último sábado, 19, de uma manhã de orientações sobre doenças dermatológicas à comunidade do bairro Jardim Ipê.

Segundo a professora Lúcia Fraga, do Departamento de Ciências Básicas da Vida, os estudantes realizaram uma busca ativa de pessoas com suspeita de hanseníase. “Foram abordadas pessoas que apresentavam queixas de manchas na pele com perda de sensibilidade e dores à palpação de nervos”.

Já no domingo, 20, os estudantes que participaram da atividade foram ao Laboratório de Pesquisa em Imunologia para auxiliar no processamento do sangue coletado, visando continuar as investigações sobre a hanseníase.

O projeto conta com o apoio de órgãos de fomento nacionais e internacionais, e especialmente com o apoio de estudantes bolsistas e voluntários de graduação e de pós-graduação vinculados ao Programa Multicêntrico de Pós-Graduação na área de Bioquímica e Biologia Molecular da UFJF-GV.