Para celebrar o Dia do Trabalho, 1º de maio, a UFJF estreou um novo projeto audiovisual: o “Nossa gente”, uma série de vídeos onde os servidores e terceirizados poderão mostrar sua relação com a instituição. Os materiais serão disponibilizados quinzenalmente no canal TV UFJF no Youtube.

Em reflexão sobre a data, o reitor Marcus David disse que “a Universidade é, fundamentalmente, os seus trabalhadores”. Para ele, “no momento em que a Universidade sofre tantos ataques, é a competência e a dedicação dos professores, técnicos e terceirizados que permitem à Instituição mostrar sua relevância e sua necessidade para a sociedade brasileira”.

A primeira homenageada da série é a servidora técnico-administrativa Léa Chicre. À frente da coordenação de Avaliação e Movimentação de Pessoas, da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progepe), Léa entrou na Universidade em 1991 e afirma que a trajetória tem sido de aprendizagem e realização.

“Lido com pessoas e isso para mim é muito forte. Tenho acesso a muitos documentos e sempre encaro meu trabalho tendo em mente que há vidas por trás da papelada. Tenho orgulho em fazer parte do corpo técnico de uma instituição tão grande como essa. O ambiente universitário é rico, cheio de possibilidades. Tenho contato com pessoas de diferentes áreas, professores, alunos e outros técnicos.  Quero estar aqui e o querer é algo que nos sustenta”, acredita Léa.

A pró-reitora de Gestão de Pessoas Kátia Castro avalia o papel dos funcionários diante da complexidade do ambiente universitário. “A Universidade tem um objetivo: educar e capacitar pessoas. Os servidores (técnico-administrativos, docentes, cedidos e terceirizados) são de extrema importância para o funcionamento da instituição porque, como componentes de uma engrenagem, participam desse processo de formação”, afirma. “Homenagear essas pessoas é uma forma de demonstrar reconhecimento. É importante mostrar como o trabalho, que muitas vezes parece invisível, é fundamental”.

O Projeto “UFJF – Nossa Gente” é uma idealização da Diretoria de Imagem Institucional da UFJF. De acordo com o diretor de Imagem, Márcio Guerra, “o projeto é uma sequência de um trabalho que vem sido realizado de acordo com orientação da Administração Superior, no sentido de valorizar a universidade pública e, principalmente, o servidor público.” Segundo ele, a sequência de vídeos irá mostrar quem são os funcionários que, com seu trabalho, contribuem para a excelência da Universidade Federal de Juiz de Fora.

Sobre a data

O Dia do Trabalhador é comemorado em vários países do mundo e, desde 1925, é considerado feriado nacional. O marco para a comemoração se deve a uma greve de reivindicação pela redução da jornada de trabalho, que ocorreu em Chicago (EUA) em 1886. Três anos depois, o Congresso Internacional Socialista, realizado em Paris, adotou 1º de maio como dia de luta para manifestações operárias por todo o mundo, em favor da jornada máxima de 8 horas de trabalho.