colação

Representantes das turmas de formandos se reuniram com a equipe de Cerimonial e Eventos da Diretoria de Imagem Institucional da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), nesta terça-feira, dia 6. Foram realizados oito encontros, com representantes dos cursos que estarão presentes na colação. Na reunião, foram definidos os oradores de cada cerimônia da Colação de Grau Unificada. Os eventos ocorrem nos dias 19, 20 e 21 deste mês no Cine-Theatro Central. São esperados aproximadamente 1.645 alunos para a cerimônia.

No primeiro dia de colação, 19, serão oradores alunos dos cursos de Odontologia, Comunicação e Ciências Contábeis. No dia 20, sobem ao palco alunos do Bacharelado em Design, da História e da Filosofia. Nas últimas cerimônias, no dia 21, serão oradores alunos dos cursos de Química e Engenharia Mecânica.

Na reunião foram passadas as informações sobre os discursos dos oradores e sobre os juramentos dos cursos. O estudante indicado como orador da cerimônia deve enviar o discurso até o próximo dia 15 para a equipe de Cerimonial e Eventos, com a qual também  poderá solicitar orientações.

A coordenadora de Cerimonial e Eventos da Diretoria de Imagem Institucional, Ana Paula Dutra, chama a atenção para a necessidade de conferir alguns fatores antes da colação. “Os alunos devem acompanhar o fechamento das notas no Siga e junto à coordenação para assegurar se estão aptos a colarem grau”. Ela esclarece também sobre a quantidade de convites. “Serão entregues cinco convites, sendo dois VIPs e três comuns, que permitem acesso à solenidade, além de dez convites de gala, que serão de recordação.”

A entrega de convites para os participantes acontece entre os próximos dias 7 e 18, na Diretoria de Imagem Institucional, localizada no prédio da Reitoria, ao lado da Central de Atendimento, das 8h às 18h. Caso o formando não possa retirar os convites, ele deve enviar um representante, que deverá trazer consigo o número de matrícula do formando, assim como um documento de identificação. Somente os graduandos de cursos a distância poderão retirar os ingressos no Central nos dias da colação.

O diretor de Imagem Institucional, Márcio Guerra, destaca o cuidado na organização do evento. “Tratamos o momento da colação com toda pompa e solenidade, por ele significar a coroação de uma etapa na vida dos nossos alunos. Planejamos o evento com todo carinho, sabendo da importância que ele tem não só na vida dos nossos formandos, mas também de seus pais, amigos e familiares.”

Orientações gerais aos formandos

Os formandos devem chegar ao Cine-Theatro Central com uma hora e meia de antecedência do início da cerimônia. O cumprimento deste horário reside na necessidade da checagem de todos os formandos que realmente poderão colar grau, recebimento da beca, assinatura do termo de colação e também da organização da fila de entrada.

A beca deverá ser devolvida ao final do evento e o formando receberá o protocolo de participação da colação. Somente com a apresentação deste documento o diploma será entregue. O ‘nada consta’ da Biblioteca Central será necessário apenas para aqueles que tenham algum tipo de débito ou pendência com as bibliotecas.

Alunos estrangeiros que desejam seu hino sendo executado devem manifestar esse desejo por meio de contato prévio com a equipe do Cerimonial e Eventos.

Os capelos deverão estar na mão esquerda dos formandos ao entrar no teatro, só indo à cabeça depois do juramento e da colação de grau pelo reitor.

A subida ao palco para os cumprimentos se realizará após a chamada dos nomes, respeitando a ordem dos cursos.

Caso haja algum convidado ou formando que seja portador de necessidades especiais, haverá espaços reservados para os mesmos. Para isso, é necessário que o formando entre em contato com a equipe de Cerimonial e Eventos.

Fotógrafos e familiares devem portar convites para a entrada. Os registros fotográficos devem ser feitos sem o uso de flash e apenas da área da plateia, sendo proibida a subida ao palco.

Outras informações: (32) 2102-3966 / 2102-3968 – cerimonial@ufjf.edu.br