boavizinhança3

Em razão da contaminação do Rio Doce provocada pelo rompimento da barragem de rejeitos da mineradora Samarco, a comunidade ribeirinha de Ilha Brava, em Governador Valadares, foi obrigada a buscar por novas fontes hídricas para suprir as necessidades humanas. No entanto, possíveis mudanças de hábitos relacionados ao armazenamento de água, bem como a origem desta nova fonte podem criar uma condição favorável para a transmissão de parasitoses intestinais.

Preocupado com essa realidade, o professor Girley Francisco, do Departamento de Ciências Básicas da Vida do campus avançado de Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV), desenvolve o projeto “Prevalência e aspectos epidemiológicos de enteroparasitoses na comunidade ribeirinha de Ilha Brava, Governador Valadares, MG”, vinculado ao Programa Boa Vizinhança.

Junto a estudantes de Medicina e de Farmácia da UFJF-GV, o professor buscará avaliar os moradores da comunidade ribeirinha por meio da realização de exames parasitológico de fezes, a fim de determinar os parasitos prevalentes e propor ações que possam ser empregadas nesta comunidade. “É objetivo também deste projeto trabalhar aspectos relacionados a educação em saúde envolvendo verminoses, qualidade da água, educação ambiental e destino correto do lixo e esgoto”, destacou Girley Francisco. Todas as ações serão realizadas em parceria com professoras da Escola Municipal de Ilha Brava e com a Coordenação de Atenção Básica à Saúde via o Programa de Estratégia da Saúde da Família de Baguari.

Ainda em fase inicial, o projeto aguarda liberação do Comitê de Ética em pesquisa envolvendo seres humanos da UFJF para começar a oferecer o exame parasitológico de fezes para os moradores da comunidade. Contudo, já são realizadas capacitações de agentes comunitários de saúde, professoras e de lideranças locais quanto a prevenção de parasitoses intestinais.

Iniciado há três meses, o projeto prevê ainda a elaboração de cartilhas e fôlderes com a participação da comunidade, buscando abordar os temas relacionados às verminoses e enfocando nos mecanismos de transmissão, profilaxia, controle, manifestações clínicas, sinais e sintomas e tratamento etiológico.

Programa Boa Vizinhança, coordenado pela Pró-reitoria de Extensão (Proex) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), é uma ferramenta de intervenção social que visa a estimular ações que contribuam para uma melhoria das condições de vida das populações situadas próximas aos campi da Universidade, além de contribuir para a formação crítica e qualificada dos estudantes.