Os estudantes visitaram a aldeia Jeru-Tukumã Pataxó.

Estudantes dos cursos de Ciências Contábeis e Ciências Econômicas do campus da Universidade Federal de Juiz de Fora em Governador Valadares (UFJF-GV) realizaram, na última sexta-feira, 19, visitas a duas comunidades afetadas pelo rompimento da barragem de Fundão, em Mariana, ocorrido em novembro de 2015. O grupo foi conhecer de perto como tem sido o processo de reparação de danos conduzido pelo projeto ‘VimVer’, desenvolvido pela Fundação Renova na aldeia Jeru-Tukumã Pataxó, em Açucena, e na Associação Comunitária Dona Belinha, localizada no distrito valadarense de Paca.

A professora Carolina Corrêa foi uma das responsáveis por acompanhar os estudantes, juntamente com os docentes Anderson Reis, Schirley Policário e Laura Brandão. Corrêa conta que nas visitas os estudantes “tiveram a oportunidade de ouvir as comunidades e entender suas necessidades e desejos e de especular soluções para diversos desafios enfrentados pelos assistidos, aplicando os conhecimentos adquiridos na universidade”. A expectativa é usar as habilidades dos dois cursos em futuras parcerias com as comunidades, especialmente por meio de projetos de extensão. Sobre as principais contribuições da ação na formação dos discentes, Corrêa destaca o “exercício da empatia e o acolhimento ao próximo”.

Para a estudante de Ciências Contábeis Letícia Fernandes, a atividade “foi de grande valia, pois lhe permitiu conhecer novas comunidades e suas necessidades e cultura”, além de ter instigado nela “uma visão mais humana da contabilidade e do curso da UFJF, que através de seus projetos ajuda na realização de sonhos”.

A Associação Comunitária Dona Belinha também foi contemplada pela atividade

A percepção de Fernandes é parecida com a de sua colega de curso, Andresca Miranda. “Por meio dessas ações foi possível observar como as medidas de reparação local impactaram os moradores, pois com as atividades de colheita de sementes, por exemplo, foi possível ajudar pequenos empreendedores a terem uma nova fonte de renda, ocasionando um fomento da economia local. Essa visita técnica nos possibilitou observar o perfil e necessidades de novos empreendedores a fim de que possamos buscar atender suas demandas e outras semelhantes em nossa atuação contabilista”, afirma.