Lembrando um ano do rompimento da Barragem de Fundão, ocorrido na cidade de  Mariana em 2015, o Grupo de Pesquisa “Política, Economia, Mineração, Ambiente e Sociedade” (Poemas) lança o livro “Antes fosse mais leve a carga: reflexões sobre o desastre da Samarco/Vale/BHP Billiton”. O grupo é formado por pesquisadores da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e de outras instituições de ensino superior do país.

O lançamento faz parte da programação do seminário “ Balanço de um ano do rompimento da barragem de Fundão”,que ocorre nesta sexta-feira , 04, no Centro de Convenções em Ouro Preto. O evento é organizado pelo Grupo de Estudos e Pesquisas Socioambientais (Gepsa) da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop).

De acordo com o pesquisador do Grupo Poemas, Bruno Milanez,  o livro é uma atualização do relatório de artigos publicado em dezembro do ano passado, a partir de uma demanda do Movimento Nacional pela Soberania Popular Frente à Mineração (MAM). “Logo após o lançamento do relatório, foi divulgado o acordo do Governo federal  com a empresa mineradora Samarco. Eu e a também pesquisadora do grupo Raquel Pinto produzimos um novo artigo discutindo esse acordo durante o ano. Esse novo texto será anexado ao relatório e traz uma leitura bem crítica de como o Estado tem lidado com a questão do desastre do Rio Doce ”.

A proposta da reprodução do relatório em livro surgiu do MAM e será publicado pela  Coleção a Questão Mineral no Brasil da Editorial iGuana. O livro é constituído por cinco capítulos: Análise econômica da mineração, que aponta como a variação no preço de minérios está relacionada ao  rompimento da  barragem; Avaliação institucional, que está inserida na questão de segurança das barragens do Estado de Minas Gerais; e a terceira linha sobre a relação entre a Empresa Samarco  e as comunidades atingidas, que aborda  os impactos socioambientais sobre o meio ambiente em geral, como a degradação do rio e o rastreamento das atividades pesqueiras.

Grupo Poemas

O Grupo Política, Economia, Mineração, Ambiente e Sociedade (Poemas)  é composto por pesquisadores e alunos  de várias instituições de ensino superior com formações diversas e utiliza conhecimentos da economia, da geografia, da sociologia e das políticas públicas para analisar e avaliar os impactos que as redes de produção, associadas à indústria extrativa mineral, geram para a sociedade e para o meio ambiente. O grupo  surgiu a partir da necessidade de compreender o papel social, econômico e ambiental da extração mineral em escala local, regional e nacional. Além de pesquisas acadêmicas, o grupo também realiza atividades de extensão.

Outras informações: Grupo Poema