Em abertura da Semana do ICE, palestrante Carneiro levantou questões como a importância da “ciência pela ciência” e sugeriu maneiras de aproximar a Matemática do Ensino Superior daquela passada em sala de aula (Foto: Iago de Medeiros)

Em abertura da Semana do ICE, palestrante Carneiro sugeriu maneiras de aproximar a Matemática do Ensino Superior daquela passada em sala de aula (Foto: Iago de Medeiros)

Para abrir a Semana do ICE, a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) recebeu, nesta segunda-feira, 23, o  professor emérito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Mário Jorge Carneiro, que apresentou a palestra “Imaginação e Curiosidade: a utilidade do conhecimento inútil”. Veterano no ensino de Matemática, Carneiro levantou questões como a importância da “ciência pela ciência” na resolução de questões da sociedade e sugeriu maneiras de aproximar a Matemática do Ensino Superior daquela passada em sala de aula.

“Os agentes das grandes transformações nem sempre estão nos grandes projetos, mas em pessoas genuinamente curiosas, interessadas em resolver problemas”, começou o professor. Citando Abraham Flexner — autor do livro “The Usefulness of Useless Knowledge”, que emprestou o título da palestra e serviu de base para a criação do Instituto de Estudos Avançados da Princeton University (IAS) –, Carneiro aponta o papel do pensamento especulativo nos avanços tecnológicos da humanidade.

Mário Carneiro levantou questões como a importância da “ciência pela ciência” na resolução de questões da sociedade (Foto: Iago de Medeiros)

Mencionando pesquisadores que, empenhados em estudos fundamentalmente teóricos, proporcionaram novidades bastante concretas, como Alan Turing — que, interessado em levantar hipóteses sobre a capacidade de aprendizado das máquinas, acabou oferecendo uma grande contribuição para a derrota da Alemanha nazista na II Guerra e para a criação do computador –, o professor, porém, ressalta a necessidade de testar as ideias na prática.

“Bastante natural para os matemáticos, o isolamento pode nocivo. É preciso pensar, enquanto educadores, que estamos formando futuros professores e outros estudantes que não serão matemáticos. Além disso, nem todos somos Turing e todos temos nossas limitações”, pondera.

Divulgação matemática e formação de professores
Baseando sua reflexão no centenário “Matemática Elementar do Ponto de Vista Superior” — obra do matemático alemão Felix Klein –, Carneiro propõe uma conexão entre a Matemática ensinada nas Escolas e a pesquisada nas Universidades. Conforme o professor, a compreensão mais profunda dos conceitos matemáticos auxiliaria os educadores a oferecer aplicações e contexto para os alunos no Nível Básico.

Usando como exemplo as Curvas Elípticas conforme a Fórmula de Heron — um conceito profundamente teórico e quase alienígena para um leigo sem grandes aptidões matemáticas –, Carneiro apresentou uma série de elucubrações abstratas fundamentais para tecnologias utilizadas no dia a dia. “Ainda que os teóricos envolvidos nesse estudo não estivessem pensando nessa aplicação, as Curvas Elípticas têm papel central na criptografia e na segurança de transações financeiras.”

“Mesmo não utilizando esses estudos complexos diretamente em sala de aula, ao conhecer profundamente esses conceitos, o educador é capacitado, para apresentar ao aluno, justificativas para compreender esses temas. Atualmente, existem diversos materiais desenvolvidos em formato de blog — como o Mathematical Moments, o Images des Mathématiques e o Projeto Klein de Matemática em Língua Portuguesa — que apresentam esses temas e sua conexão com os conteúdos do Ensino Básico, numa linguagem acessível”, conclui.

A Semana
Parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia — esse ano, focada no tema “A Matemática está em tudo” –, a Semana do ICE envolve todos os departamentos do Instituto de Ciências Exatas da UFJF, oferecendo, entre 23 e 25 desse mês, uma programação aberta a toda a comunidade acadêmica e externa.