Semana do ICE reúne várias atrações, desde apresentações teatrais até palestras com pesquisadores (Foto: Géssica Leine)

Com o intuito de integrar discentes, docentes e comunidade, o Instituto de Ciências Exatas (ICE) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) promove mais uma edição da Semana do ICE. Este ano, o foco está no tema “A matemática está em tudo”, sugerido pela Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). O evento acontece entre os dias 23 e 25 de outubro e reúne, simultaneamente, as programações das semanas dos cursos de Matemática, Física, Ciência da Computação, Estatística  e Química.

O professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e doutor em Matemática, Mário Jorge Carneiro, ministra a palestra de abertura da Semana, intitulada “Imaginação e curiosidade: a utilidade do conhecimento inútil”. A abertura acontece no Anfiteatro do ICE na segunda-feira, 23, a partir das 19h. As inscrições devem ser feitas no site da Semana da Matemática e qualquer pessoa pode participar.

Para o vice-diretor do ICE e coordenador do evento, Eduardo Barrére, o momento é propício para integrar os departamentos com ações que atendem interesses das diversas áreas do Instituto. “Os cursos organizados por um departamento podem estender sua relevância para outros. Como é o caso do Departamento de Química, que vai oferecer em sua semana temática uma palestra sobre patentes. Isso é interessante não só aos membros do ICE como de outras faculdades”, ressalta.

Semana da Química
A 20º Edição da Semana da Química oferece minicursos e palestras que integram diversas vertentes de estudo da disciplina — os temas abordados dialogam com história, saúde e nutrição, por exemplo. Entre os cinco minicursos oferecidos este ano, acontece o “Restauração de bens culturais em papel e química: um diálogo interdisciplinar”, ministrado pelo doutor em Conservação-Restauração, Aloísio Arnaldo Nunes. As vagas para este e outros minicursos são limitadas e podem ser feitas na página do evento.

A semana também conta com palestras direcionadas para a prática dos professores de química, análises forenses e proteção patentária. Na quarta- feira, 25, das 8h às 12h, serão realizadas atividades para estudantes dos ensinos médio e fundamental. Veja a programação completa.

Crianças envolvidas com os trabalhos apresentados na Feira de Ciências (Foto: Géssica Leine)

Semana da Física
Em mais um ano, a programação da semana da Física dá espaço para a realização da tradicional Feira de Ciências da UFJF, que chega à sua vigésima oitava edição. O evento acontece no dia 25, a partir das 8h, e reúne alunos dos ensinos fundamental e médio da cidade. Além de uma visita guiada pelo Centro de Ciências da UFJF, os alunos inscreveram trabalhos que serão apresentados na feira e premiados mediante avaliação.

A Feira de Ciências do departamento de Física faz parte dos eventos que integram o Dia C da Ciência, que mobiliza Universidades e Centros de Pesquisa com o intuito de mostrar à comunidade a importância das pesquisas e sua influência no cotidiano do cidadão. Confira a matéria completa do evento.

Semana da Matemática
A 23ª edição da Semana da Matemática comemora o Biênio da Matemática no Brasil e apresenta um cronograma de atividades inspiradas no tema “A matemática está em tudo”. Atividades lúdicas, como a adaptação teatral da obra “O homem que calculava”, de Malba Tahan, estão previstas na programação. Professores e pesquisadores foram convidados para ministrar palestras e minicursos em diversos campos de conhecimento, como geometria, práticas docentes para alunos com deficiência visual, produção de vídeo aulas e construções artísticas com recursos matemáticos.

Ao longo do evento, acontece a exposição “Circuito Matemática”, aberta e sem restrições ao público, entre 8h e 20h. Confira a programação completa.

Semana da Estatística
A Semana da Estatística traz três minicursos que abordam temas como a visualização de dados, introdução à SQL — banco de dados —  e aprendizagem de máquinas, que é ministrado pelo professor convidado Eduardo Vargas Ferreira, da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Também será realizada uma mesa redonda que vai debater os desafios do profissional de Estatística na área de Saúde. O debate acontece na segunda-feira, 23, a partir das 14h, no auditório do Departamento de Estatística.

A programação completa pode ser conferida aqui.

Semana da Ciência da Computação
Nesta edição, a Semana da Computação oferece sete minicursos e 14 palestras que abrangem desde o cotidiano profissional ao desenvolvimento de games, passando por temas como inteligência artificial e computação em nuvem. Os minicursos também tratam de assuntos diversificados, como a produção de jogos em 2D e aplicativos para dispositivos móveis. Uma Maratona de Programação também acontece na quarta-feira, 25.

O evento se estende até quinta-feira, 26, dando continuidade às atividades. Neste dia, acontece uma palestra sobre “A computação e a matemática na modelagem cardíaca” e uma mesa redonda que propõe a discussão sobre o perfil dos profissionais de Tecnologia da Informação. As inscrições e a programação completa estão disponíveis na página do evento.

Outras Informações:
Instituto de Ciências Exatas – (32) 2102- 3302