Integracao_Crianca_2017_praca_Civica_UFJF__Foto_Twin_Alvarenga_UFJF

Além de xadrez gigante, evento teve totó, futebol de sabão, orientação de saúde bucal e outras atividades (Foto: Twin Alvarenga/UFJF)

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) recebeu nesta quinta-feira, 12, mais uma edição do Integração Criança, projeto da TV Integração dedicado ao Dia das Crianças. O evento ocorreu das 9h às 14h, na Praça Cívica, com diversas atividades não só para o público infantil, mas para toda a família, incluindo projetos de extensão da UFJF.

Cerca de 20 parceiros se uniram ao evento para proporcionar atividades de lazer, esporte, cultura e saúde. As crianças tinham inúmeras opções, como a recreação infantil, ping-pong, totó, escorregador inflável, futebol de sabão, entre outros. A música ficou por conta das bandas infantis Trupicada e Abracadabra, além da banda do Exército. Todo lucro obtido com a venda de lanches e refrescos foi revertido para instituições beneficentes.

Em estandes de saúde, participantes podiam aferir a pressão e receber orientações sobre saúde bucal e alimentação saudável. Um dos projetos de extensão da UFJF presentes, o “Comida e Diversão, por que não?”, apresentava às crianças os benefícios da boa alimentação de forma lúdica e alternativa. “A intenção do projeto é fugir de palestras chatas e propor novas formas de aprendizagem às crianças, com jogos e atividades educativas, adaptando-os à cada faixa etária”, explicou a coordenadora do projeto e professora do Departamento de Bioquímica da UFJF, Danielle Maria Aragão.

A vice-reitora, Girlene Silva, também participou das comemorações, ressaltando a importância de eventos como este no campus. “É fundamental esta aproximação entre a sociedade e a Universidade. Eventos assim conseguem oferecer à comunidade lazer, cultura e atendimentos de qualidade, envolvendo atores da instituição e externos a ela, comprometidos em trazer lazer, segurança e bem-estar a todas as famílias presentes.”

Brincadeiras e prevenção

Integracao_Crianca_2017_praca_Civica_UFJF__Foto_Twin_Alvarenga_UFJF (1)

UFJF sediou pela segunda vez o Integração Criança (Foto: Twin Alvarenga/UFJF)

A participante Flávia Mendonça veio com a filha e os sobrinhos. “Tem muitos brinquedos, muitas opções. Eu, inclusive, já aferi minha pressão. É a primeira vez que venho com eles, e a segurança do local me deixou muito tranquila para deixá-los livres para brincar.”

Dentro da campanha Outubro Rosa, de prevenção ao câncer de mama, o ônibus da Ascomcer, o Ascomóvel, disponibilizou ao público feminino adulto exames clínicos de mama e informações sobre como prevenir e combater os cânceres de mama e colo de útero, bem como agendamentos de mamografia no hospital.

O público não era composto apenas por moradores da cidade. Ariane Pereira veio de Guarapuava, Paraná, para uma breve visita a Juiz de Fora. Com o filho, o marido e amigos, prestigiou o evento e elogiou a iniciativa. “Vemos uma integração entre a comunidade e a Universidade, o que é muito importante, pois demonstra que esta é realmente pública. É bom ver a Universidade repleta não só de funcionários e alunos, mas de pessoas que não fazem parte do dia a dia da instituição e que também têm direitos sobre este espaço.”

integracao_crianca_ufjf_2017___foto

Os amigos Victor Hugo dos Santos e Huarlisson Moreira gostaram do escorregador e da sinuca (Foto: Twin Alvarenga/UFJF)

Os estudantes Victor Hugo dos Santos e Huarlisson Moreira, ambos com 11 anos, são amigos e companheiros de time de futebol. É a primeira vez dos dois no Integração Criança. “Já fui no escorregador e agora estou na sinuca. Está muito animado e ainda temos mais brinquedos para ir”, contava Victor, enquanto o amigo, com a sinceridade peculiar das crianças, completou: “Está tudo ótimo, só faltava um touro mecânico”.

Pela segunda vez no evento, Pedro Rafael Silva trouxe as duas filhas, Luísa e Maitê, de 7 e 2 anos, respectivamente, para um piquenique no bosque e para assistirem à Trupicada, uma das atrações musicais. “Além de ter muita coisa para fazer aqui, ainda é uma oportunidade para encontrarmos os amigos e interagirmos com outras famílias.”