boavizinhança3

O Programa Boa Vizinhança, coordenado pela Pró-reitoria de Extensão da Universidade Federal de Juiz de Fora (Proex/UFJF), é uma ferramenta de intervenção social que visa estimular ações que contribuam para uma melhoria das condições de vida das populações situadas próximas aos campi da Universidade, além de contribuir para a formação crítica e qualificada dos estudantes. Nesta série de reportagens, você acompanha todos os projetos que estão sendo desenvolvidos em Juiz de Fora, destinados a atender as comunidades que circundam o campus-base da UFJF.

As ações direcionadas à cidade foram identificadas por meio de um estudo, realizado em 44 bairros que circundam o campus, onde foram elencadas demandas como auxílio pedagógico para crianças e adolescentes;  ações de incentivo à leitura; atividades físicas para adultos e idosos; nutrição e reeducação alimentar; reflorestamento de áreas desmatadas; paisagismo e arquitetura; e musicalização, dentre outras.

Inclusão
Um dos projetos beneficiados pelo Boa Vizinhança é o “Campus Tour: a inclusão social pelo lazer para jovens do bairro Dom Bosco via visitação a equipamentos de lazer da UFJF”. Como denota o próprio nome, a iniciativa, idealizada pelo professor do Departamento de Turismo do Instituto de Ciências Humanas (ICH), Edwaldo Sérgio dos Anjos Junior, é levar crianças e jovens do bairro, atendidas pelo Instituto Dom Orione, para conhecerem a estrutura e os serviços que a Universidade oferece.

campus (Foto: Twin Alvarenga)

Trinta crianças e jovens, entre 6 e 16 anos, que frequentam diariamente o Instituto Dom Orione, são atendidos pela iniciativa da UFJF (Foto: Twin Alvarenga/UFJF)

Segundo ele, os objetivos são “democratizar os espaços da UFJF, problematizando também a ciência e sua relação com o nosso cotidiano, além de explicitar a dimensão social, pedagógica e transformadora que o curso de Turismo pode fomentar”. O professor acrescenta que, com as visitas, é possível fomentar uma relação mais harmônica entre jovens do Dom Bosco e pessoas que frequentam o campus, “e estimular neles o desejo de se apropriar da Universidade também na condição de futuros estudantes e, por último, conhecer um pouco melhor do cotidiano deles, seus sonhos e, também, suas frustrações”.

Trinta crianças e jovens do Dom Bosco, entre 6 e 16 anos, que frequentam diariamente o Instituto Dom Orione, são atendidos pelo projeto. A primeira visita do grupo foi ao Programa de Educação Tutorial (PET) do curso de Engenharia Civil; a próxima está marcada para a próxima segunda-feira, 11, às 14h30, na Faculdade de Engenharia.

“Um dia posso estar ali”
“Eu diria que, para as crianças e jovens, Campus Tour representa o resgate da dimensão do sonhar. Após a primeira visita, foi notório ver neles o sentimento de que ‘um dia posso estar ali’. Eles se sentiram ‘os caras’ porque, por um dia, houve grande mobilização para recebê-los. Para o grupo da Engenharia que nos recebeu, notamos a felicidade em, de fato, dar visibilidade à ciência, transcendendo os muros da UFJF”, relata Júnior.

“Até o momento, estamos tendo muito apoio, pois o projeto, de certo modo, fomenta uma ruptura de paradigma. Ao invés de irmos aos territórios deles, eles vêm aos nossos territórios, que também podem – e devem – ser deles. E isso nos mostra, inclusive, parte de nossas limitações universitárias, certos desafios que temos em dialogar com esses públicos, parcela fundamental da sociedade.”

Além do professor Edwaldo, o projeto também conta com o apoio das professoras Alice Arcuri e Monalisa Alves, também do Departamento de Turismo do ICH. Docentes e alunos que queiram participar da iniciativa podem contactar o idealizador, através do e-mail edwaldo.anjos@ufjf.edu.br.

Outras informações:
(32) 2102-3971 – Pró-reitoria de Extensão